Febre amarela: postos de saúde com movimento baixo de vacinação

Raquel Morais –

Parece que o desespero em busca da dose da vacina contra a febre amarela deu lugar à calmaria. Após muito corre-corre, longas filas e pontos extras de vacinação, a normalidade já começa a aparecer nos postos de saúde de Niterói e São Gonçalo. Com uma média de 10 pessoas por fila, a imunização continua nos postos de Niterói até o dia 9 de fevereiro. Após esse período, a dose da vacina continuará disponível ao longo do ano no calendário de vacinação. Em Niterói já foram 65 mil pessoas vacinadas e em São Gonçalo, 180 mil pessoas.

De acordo com a secretária de saúde de Niterói, Maria Célia Vasconcellos, grande parte da população da cidade já está imunizada. “Atingimos mais de 70% do público-alvo vacinado, isso porque nos últimos 10 anos já aplicamos a vacina em mais de 320 mil pessoas. A população está aderindo bem, pois está ciente da importância de se proteger da doença mesmo sem nenhum caso registrado na cidade”, afirmou. Em São Gonçalo 40% da meta estipulada já foi vacinada entre 2017 e 2018 e o município conta agora com 38 pontos de imunização.

A dona de casa Suelen Soares, de 32 anos, esteve na manhã de ontem no Posto de Assistência Médica de Neves, em São Gonçalo, e tomou a vacina. “Estive na semana passada trazendo meus cinco filhos e não pude tomar a dose pois não estava com os meus documentos. Agora estou cuidando de mim”, comentou.

Na Policlínica Comunitária da Engenhoca, em Niterói, uma dona de casa que não quis se identificar também foi procurar a dose na manhã de ontem. “Eu escolhi esperar um pouco para fugir das filas. Eu usei repelente nesse período e optei por fugir da confusão”, explicou.

CASOS
A Subsecretaria de Vigilância em Saúde estadual registrou 33 casos de febre amarela silvestre em humanos, sendo 12 óbitos. De acordo com o último informe epidemiológico, as 12 mortes foram registradas em Teresópolis (duas), Valença (quatro), Nova Friburgo (uma), Miguel Pereira (uma), Rio das Flores (uma), Sumidouro (uma), Cantagalo (uma) e Paraíba do Sul (uma). Em macacos, apenas Niterói teve confirmação de febre amarela em animais, epizootia.

PONTOS EM NITERÓI
A vacinação continua de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas, em todas as policlínicas regionais do município (Centro, Santa Rosa, Fonseca, Largo da Batalha, Itaipu, Barreto e Engenhoca); na Policlínica Comunitária de Jurujuba; nas Clínicas Comunitárias da Família da Teixeira de Freitas, Ilha da Conceição, Badu e Várzea das Moças; nos módulos do Programa Médico de Família do Viçoso, Marítimos, Atalaia, Bernadino, Morro do Céu, Ititioca, Ponta da Areia, Vila Ipiranga, Engenho do Mato, Cantagalo, Sapê, Cafubá I, II e III, Maravista, Matapaca, Caramujo, Jonathas Botelho, Leopoldina, Maruí, Palácio, Preventório I e II, Viradouro, Vital Brazil, Martins Torres, Maceió, Nova Brasília e Grota I e II; nas Unidades Básicas de Santa Bárbara, do Baldeador, Piratininga, Centro, Engenhoca e Morro do Estado; e na Policlínica Naval de Niterói.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + seis =