Fé que ultrapassa frio e chuva

Raquel Morais

Ontem todas as igrejas católicas celebraram o dia de Corpus Christi, que no latim significa “Corpo de Cristo”, e é uma homenagem ao Mistério da Eucaristia (Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo). Em Niterói, Maricá, Itaboraí e São Gonçalo o dia foi de muita festa, oração e montagem dos tradicionais tapetes de sal. São Gonçalo, inclusive, ostenta o título de maior tapete da América Latina.

Em São Gonçalo, por conta da magnitude do evento, a confecção dos tapetes começou de madrugada, na rua em frente à Matriz São Gonçalo do Amarante, na Coronel Moreira César. Às 8h o Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, rezou a missa campal que reuniu mais de 45 mil pessoas em frente à Igreja Matriz. O frio e o mau tempo não impediram que milhares de fiéis acompanhassem o maior evento da igreja católica em São Gonçalo.

Ao todo, 232 tapetes enfeitaram 1,5 quilômetro da via, formando mais uma vez o maior tapete da América Latina, confeccionado por voluntários de 27 paróquias do município. O prefeito José Luiz Nanci disse ser católico e admirar a festa há anos. “Estou muito orgulhoso por São Gonçalo estar nessa posição como o maior tapete há muito tempo. Mesmo com chuva e frio as pessoas se dedicaram durante a madrugada para montar essa festa”, comentou.

Há 10 anos a dona de casa Maria Helena Magalhães, de 61 anos, mantém a tradição de admirar os tapetes rezando um terço para Nossa Senhora. Sua amiga, Janaína Muros, 50 anos, fica emocionada em ver tamanha fé das pessoas que passaram a madrugada nessa montagem. “Acho muito lindo e pelo primeiro ano trouxe meu filho para sentir esse amor e essa fé”, reforçou a dona de casa e mãe do pequeno Iago Teixeira, de 10 anos.

_MAF2920O auxiliar administrativo Francis Queiroz, 22 anos, foi um desses fiéis que participaram da montagem do tapete, pela Paróquia São Pedro de Alcântara. “Cheguei 21 horas da quarta-feira e passamos a madrugada montando todo o desenho. Estava muito frio e chovendo, mas Deus esquenta nosso coração e esses foram os menores problemas. É sem dúvida o melhor momento do ano onde experimentamos a partilha e o amor de Deus ainda mais presente”, explicou o jovem que disse ter usado mais de 20 quilos de sal e pó de café.

Voluntários da Cruz Vermelha ficaram espalhados em diversos pontos ao longo da via, assim como agentes da Defesa Civil Municipal e representantes da Arquidiocese de Niterói, Polícia Militar e Guarda Municipal. “Esse é um testemunho de fé da presença real de Jesus no Mistério da Eucaristia. Por isso a celebração e procissão em seguida pelas ruas, para manifestar a nossa fé. Esse é o momento para podermos prestar nosso amor e adoração. Vivemos no mundo da pressa, da correria e por isso somos chamados para fazer essa parada para saborear a vida e saborear a presença do amor de Deus em nossos corações”, comentou Dom José Francisco.

Em 2017 os tapetes mesclaram os temas Eucaristia, Ano Mariano e Campanha da Fraternidade. O primeiro é um dos sete Sacramentos da Igreja Católica. “Foi na última ceia que Jesus instituiu a Eucaristia como sinal da sua presença entre nós. Presença real e verdadeira”, comentou padre André Luiz Bastos Siqueira, pároco da Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante. O Ano Mariano está comemorando os 300 anos de Nossa Senhora Aparecida e o Centenário da aparição de Nossa Senhora Aparecida de Fátima. E o último tema, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta a Campanha da Fraternidade como caminho de conversão quaresmal, reflexão e proposta de ações concretas. Ainda segundo informe oficial a temática da campanha são os Biomas brasileiros e defesa da vida.

ITABORAÍ
Em Itaboraí os tapetes foram montados na Avenida 22 de Maio, no Centro, pelos fiéis das paróquias de Nossa Senhora da Conceição (Porto das Caixas), Nossa Senhora de Fátima (Manilha), São João Batista (Centro) e São Pedro Apóstolo (Venda das Pedras). Às 12h teve oração do Angelus, às 15h foi rezado o terço da Misericórdia e às 16h celebrada a Santa Missa.

MARICÁ
Em Maricá a montagem dos tapetes foi na Avenida Nossa Senhora do Amparo pelos representantes das paróquias de Nossa Senhora de Fátima (Itaipuaçu-Maricá), São José (São José de Imbassaí-Maricá), Santa Terezinha do Menino Jesus (Rio do Ouro – São Gonçalo) e Nossa Senhora do Amparo (Centro – Maricá). Às 8h foi celebrada uma Santa Missa seguida do início da confecção dos tapetes. Seguida de exposição e Adoração ao Santíssimo e às 16h missa, seguida de procissão e show com Ilmar Quintanilha – Comunidade Servir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + 12 =