Falsas vagas de emprego voltam a surgir nas redes sociais

Vítor d’Avila

Falsas vagas de emprego voltam a surgir em grupos de moradores de Niterói e região, nas redes sociais. Reportagem de A TRIBUNA, publicada em 4 de janeiro, já havia denunciado a prática.

Dessa vez, o falso anúncio, que circula desde o fim de semana, promete diferentes vagas na rede de supermercados atacadistas Assaí. A empresa possui uma filial em Niterói, no Barreto, Zona Norte da cidade.

A dinâmica segue a mesma das demais publicações. São anunciadas vagas para funções como auxiliar de serviços gerais, recepcionista atendente, vendedor atendente, auxiliar de estoque, auxiliar de limpeza, auxiliar de logística, auxiliar de almoxarifado e gerente geral.

A postagem é feita por um perfil falso, conhecido como “fake”. Após descrever as vagas, supostamente para contratação imediata, é indicado um link para envio de currículo. No entanto, o endereço não utiliza o domínio da empresa que seria responsável pela contratação.

Especialistas apontam que este tipo de prática pode ser usada tanto para obter dados dos usuários da internet ou, na pior das hipóteses, inserir vírus nos computadores ou celulares.

Procurado, o Assaí Atacadista informou que a publicação em questão é falsa e não tem qualquer relação com a companhia. Ressalta, ainda, que todas as divulgações de vagas são comunicadas somente por meio dos seguintes canais oficiais: LinkedIn, Indeed, Rio Vagas, Trabalhe Conosco e Gupy.

A Polícia Civil foi procurada e perguntada se a Delegacia de Repressão a Crimes de Informática está investigando casos do tipo. Entretanto, a corporação não respondeu, até o momento.

Pandemia acelerou busca por empregos

A pandemia do novo coronavírus causou fechamento de diversos postos de emprego, especialmente entre os meses de março e julho de 2020. Isto fez com que o cenário se tornasse propício para aumento de práticas criminosas, como a oferta de falsas vagas.

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Niterói fechou o ano de 2020 com saldo negativo de 4.626 vagas de emprego. Ao todo, foram 37.426 admissões contra 42.052 desligamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 3 =