Falsa informação sobre contágio de Covid-19 causa alarde em Rio Bonito

De acordo com a Prefeitura de Rio Bonito, uma fake-news começou a circular pela cidade depois que a funcionária do supermercado Tinoco, no Centro, morreu esta semana em decorrência da Covid-19. O alarde na cidade foi causado porque a informação repassada era a de que todos os funcionários do estabelecimento estavam infectados. O que, segundo a prefeitura, não é verdade.

Ainda de acordo com a prefeitura, logo após este caso, uma fiscalização passou ser feita com mais severidade não só no estabelecimento comercial cujo trabalhador morreu em função do novo coronavírus, mas também em outros supermercados onde foram registradas aglomerações. Eles chegaram a ser notificados para que fossem mais rígidos no controle do acesso de clientes ao interior da loja.

Após a realização dos testes, foi comprovado que alguns funcionários estavam assintomáticos, mas testaram positivos. A informação foi confirmada pelo próprio prefeito. O estabelecimento foi notificado para que realize a sanitização do local, mas segue em funcionamento.

Na sexta-feira (9) o prefeito Leandro Peixe esteve pessoalmente no supermercado para conferir todas as ações da vigilância sanitária. “Nós pedimos para a vigilância sanitária ir ao mercado fazer a ação de testagem em todos os funcionários. E conferir se tudo que o mercado foi notificado, já foi cumprido. Nossas equipes estão acompanhando de perto e cuidando para que todos sigam as medidas e protocolos impostos na cidade”, disse o prefeito.

Peixe disse que o propósito da gestão é ser transparente. “Soube que os agentes estavam fazendo essa fiscalização e vim acompanhar de perto. E estou aqui mostrando tudo para vocês ao vivo. Nosso dever é fiscalizar. Agora nossos coordenadores vão checar outros mercados para combater as mentiras que espalham e para orientar os funcionários”, desabafa.

Em nota a prefeitura disse que “todas as ações da vigilância em saúde, principalmente no que diz respeito ao enfrentamento da Covid-19, são realizadas seguindo os protocolos e as diretrizes nacionais, visando resguardar a saúde da população, bem como a privacidade dos indivíduos”.

A secretaria de saúde de Rio Bonito esclarece que “são inverídicas as informações que estão circulando nas redes sociais sobre o número de testes positivos para Covid-19 em determinado estabelecimento comercial da cidade. Resasltamos que antes de divulgar qualquer informação alarmante, verifique a veracidade dela, a fim de não trazer ainda mais pânico ou prejuízo em um momento tão delicado para a saúde e a economia do município”, anotou.

Camilla Galeano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × três =