Extinção de zonas eleitorais de SG começa no dia 15

Anderson Carvalho –

Começa na próxima sexta-feira (15) a extinção de cinco zonas eleitorais de São Gonçalo (a cidade tem 12 ao todo), promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ). O órgão deu início no dia 1º à extinção e remanejamento de cartórios eleitorais do interior do estado. As zonas a serem extintas serão remanejadas às outras que já existem e serão mantidas. O rezoneamento é uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e tem o objetivo de aprimorar o trabalho e economizar gastos com as zonas eleitorais. Na cidade do Rio, o TRE extinguiu 48 dos 97 cartórios.

Em São Gonçalo, os serviços da 134ª serão transferidos para a 133ª, na Rua Eduardo Vieira, 112, no Centro. A 197ª vai para a 68ª, na Rua Feliciano Sodré, 153, também no Centro; a 136ª vai para a 36ª, no mesmo endereço. Assim como a 137ª, que vai para a 135ª. A 87ª será transferida para a 86ª, na Rua Oliveira Botelho, s/nº, no bairro de Neves. A 134ª e a 197ª serão remanejadas no dia 15. Do dia 14 ao dia 20 o atendimento nas zonas a serem transferidas ficará limitado apenas à emissão de certidão circunstanciada para fins de comprovação de comparecimento do eleitor à zona eleitoral, certidão de quitação eleitoral e guia de recolhimento para pagamento de multa, em casos urgentes que não possam ser resolvidos em outros cartórios.

Do dia 15 ao dia 21, o atendimento ficará restrito nas zonas 36, 136, 135 e 137. Do dia 18 ao dia 25, nas zonas 86 e 87. No período de restrição os cartórios não atenderão ao público para fins de emissão de título de eleitor (1ª ou 2ª via) e alteração de dados cadastrais ou de endereço. Os eleitores não precisam solicitar nenhum tipo de atualização em seu título eleitoral, desde que sua situação esteja regular. Os locais de votação dos eleitores também não devem ser alterados, mas é sempre recomendável, antes de qualquer pleito, conferir o endereço de sua seção eleitoral. Os serviços começarão a ser normalizados a partir do dia 21 e até o dia 26. Cartórios começaram a ser extintos em Volta Redonda, Nova Friburgo, Petrópolis e Nova Iguaçu.

O TRE ainda não definiu o remanejamento das zonas eleitorais de Niterói.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 1 =