Exposição virtual e presencial movimenta o MAC

Quem disse que o mundo virtual é frio e limitante? As obras culturais imersivas, que se valem das ferramentas virtuais estão aí para provar o contrário. E a exposição “Web Derive 01”, inédita no Brasil, que faz parte das comemorações dos 25 anos do Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói, é um exemplo perfeito de que as sensações provocadas pela arte viajam confortavelmente pelas redes da Internet.

“Web Derive 01 ”  faz parte do projeto macro “Transeuntis Mundi”, da artista transmídia, pesquisadora e musicista brasileira Cândida Borges e do artista e escritor colombiano Gabriel Mario Vélez. A obra virtual já esteve em sete países e poderá ser “visitada” em Niterói, primeira cidade brasileira a recebê-la, em duas versões: presencial, entre os dias 7 e 12 de setembro, e totalmente online, pelo site do MAC, até 30 de setembro.

O projeto “Transeuntis Mundi” está em constante construção desde 2018, retratando a transculturalidade que resulta das migrações, com captação de sons e imagens, em realidade virtual, de pessoas (transeuntes) em lugares públicos de várias cidades do mundo como Nova York, Londres, Rio de Janeiro e Bogotá. A obra é uma viagem pela vida cotidiana de várias partes do mundo, numa imersão de imagem e som 360, que transporta o visitante por quatro continentes distintos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − dezenove =