Exposição transforma materiais reciclados em arte

As belezas e a identidade cultural do bairro Itaoca, em São Gonçalo, estão sendo retratadas na exposição gratuita “Pescando Sustentabilidade”, no Partage Shopping, Centro. As peças são feitas por artesãs da colônia de pescadores da Praia da Luz, que coletam objetos descartados na orla e dão uma nova roupagem para plásticos, restos de madeira e demais materiais descartados irregularmente no meio ambiente. O trabalho oriundo da reciclagem fica exposto de segunda a sexta-feira, até o dia 4 de março, das 13h às 21h, e tem apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Quadros, jarros, potes e luminárias em forma de mosaicos feitos através da reciclagem. Quem for até a exposição poderá apreciar e adquirir as peças, que variam entre R$ 15 e R$ 200. Uma das idealizadoras do projeto, Aline da Silva, 39 anos, conta que a iniciativa ajuda as famílias de pescadores a complementarem a renda familiar.

“Este é um projeto antigo, que estava parado e voltou no final de 2017, através do apoio da Secretaria de Meio Ambiente. Sou pescadora e trabalho desde 2000 com artesanato. Comecei nesta atividade como forma de limpar a praia, junto a outras famílias de pescadores que também atuam comigo. Sentimos a necessidade de tomar uma providência e preservar o local que é o nosso sustento”, ressaltou.

A abertura da exposição contou com a presença da chefe de Gabinete, Eliane Gabriel, secretário de Segurança Pública e Transportes, Felipe Brito, subsecretário de Posturas, Everson Fernandes, e do secretário de Meio Ambiente, Rafael Magalhães (Fael), que destacou a importância em abraçar causas nobres como esta.

“A coordenadora da nossa secretaria, Aretha Salles, ficou sabendo deste projeto, que estava parado, e me alertou para a oportunidade de o reativarmos. Demos todo apoio estrutural, conseguimos o espaço e montamos a exposição. Este trabalho é muito importante, pois além de fomentar a cultura e garantir renda aos pescadores, ele cuida do meio ambiente”, afirmou.

O Partage Shopping fica na Avenida Presidente Kennedy, 425 no Centro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *