Exposição Street Art Belleville em Niterói continua em cartaz

A Sala Hilda Campofiorito, do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, estará até o último dia desse ano, 31, com a exposição Street Art Belleville – Niterói, um intercâmbio artístico em torno do Street Art.

No contexto da mundialização cultural atual, duas associações francesas: Métropole, échanges et rencontres enarts visuels (Metrópole, intercâmbios e encontros em artes visuais), Ateliers d’Artistes de Belleville – AAB (Ateliês de Artistas de Belleville), em parceria com o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno – CCPCM e a Aliança Francesa de Niterói, realizam um intercâmbio artístico em torno do Street Art.

O intercâmbio é fundamentado em três princípios: o encontro de culturas urbanas, a ação coletiva e a residência artística acolhida na convivência em casa dos artistas. Ele se realiza em três momentos fortes nas duas cidades: exposição, mesa redonda/circulo de debates sobre a cena atual do Street Art e intervenção coletiva no espaço urbano.

O coletivo de artistas participantes é constituído por: artistas brasileiros e franceses que participam presencialmente das duas etapas; artistas franceses que participam presencialmente das atividades em Paris; artistas brasileiros que participam presencialmente das atividades em Niterói e artistas brasileiros e franceses representados por seus trabalhos em ambas etapas.

Arte ou vandalismo? Do ato ilegal à encomenda pública, passando pelo mercado de arte, onde o resultado é valorizado: pixação, graffiti, caligrafia a urbana, pintura mural (…), existe todo um universo à decodificar! O graffiti “legal” supera a pixação pela ética e pela estética: ele é “belo e aceitável”, enquanto que o “pixo” é considerado “sujo” e muitas vezes apagado. Mas a ascensão do graffiti, nunca ocorreria sem os primórdios do Street Art: o graffiti vândalo, a pixação e o seu espírito “fora da lei”. O que resta deste espírito no contexto atual? São muitos os questionamentos sobre a cena contemporânea do Street Art tanto na França como no Brasil. Os artistas do intercâmbio STREET ART Belleville-Niterói nos convidam a participar deste debate durante o seu encontro em Niteroi.

A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira das 10h às 17h e sábados, domingos e feriados das 10h às 15h. A classificação etária é livre e a entrada é grauita. O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (CCPCM) fica na Rua Lopes Trovão, s/n em Icaraí. Mais informações pelo telefone (21) 2610-5748.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × cinco =