Exposição sobre centenário de Brizola estreia em Niterói nesta terça

Nesta terça-feira (24), às 18h, o Solar do Jambeiro – localizado no bairro do Ingá em Niterói – inaugura a exposição “100 anos de Brizola”, que visa comemorar o centenário de um dos políticos mais importantes do país. A exposição gratuita será aberta a visitação de terça a domingo, das 11h às 16h até o dia 26 de junho.

Quem visitar a exposição fará uma viagem pela vida do político, passando por sua infância difícil, em Carazinho (RS), e por pontos importantes da vida pública de Brizola como a criação dos mais sete mil CIEPS no Estado do Rio de Janeiro, de sua luta pela legalidade, que garantiu a posse do presidente João Goulart em 1961; de sua defesa pela reforma agrária; de sua parceria com Darcy Ribeiro, além do incentivo que dedicou ao programa Médico de Família, iniciado em Niterói pelo prefeito Jorge Roberto Silveira, sendo depois implantado em todo o Brasil.

Gaúcho de Carazinho, Brizola nasceu como Itagiba e apelido de Lelo, dedicando-se à política por cinquenta anos, com a marca de buscar “um Brasil para brasileiros”. Sem conhecer o pai, José de Oliveira Brizola, morto em 1923 em uma das revoluções gaúchas, resolveu homenageá-lo ao se registrar como Leonel de Moura Brizola. Para sobreviver e conseguir estudar, trabalhou como engraxate, menino de recados, carregador de malas, ascensorista, operário e jardineiro.

A exposição também passará pelo período político de Brizola, como quando participou da comissão do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), além de seus cargos públicos como deputado estadual, deputado federal, prefeito de Porto Alegre, governador do Rio Grande do Sul e líder do Movimento de Legalidade, que derrotou o golpe de 1961. Tornou-se o principal inimigo dos vencedores do golpe de 1964. Após 15 anos no exílio, na volta governou o Rio de Janeiro por duas vezes e disputou, também por duas vezes, a presidência da república – embora não tenha conseguido ser eleito.

Vale lembrar que para visitar a exposição será necessário a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 , acompanhado de documento oficial com foto.

SERVIÇO:

Exposição “100 anos Brizola”

Abertura: 24 de maio, terça-feira, às 18h

Visitação: 25 de maio a 26 de junho

De terça a domingo, das 11h às 16h

Local: Solar do Jambeiro

Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem, Niterói

Telefone: (21) 2109-2222

Entrada gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.