Exposição de Jo Grassini no Espaço Cultural Correios

O Espaço Cultural Correios receberá a exposição ‘Interações’, de 23 de janeiro a 6 de março, com visitação de segunda a sábado das 11h às 18h. A mostrra reúne 70 esculturas de pedra sabão, seis esculturas de cerâmica e fotografias. A mostra foi organizada com objetivo de apresentar ao espectador fragmentos do trabalho de Jo Grassini. O signo feminino constrói a maioria das obras da escultora, ele se encontra nas expressões familiares, nos ensaios amorosos em um jogo de sentidos polissêmicos dispostos no espaço.

Um traço comum nas figuras é o rosto solidificado em oposição ao gestual, essa característica se articula na extensão da diluição das linhas em dois planos ambíguos. As cores na cerâmica resultam da mistura de argilas, essas esculturas passaram pelo processo de queima de aproximadamente 1000 graus – elas são ocas por dentro e sólidas por fora, sem auxílio de cruzetas foram erguidas, apenas com uma fina parede de massa.

A série miniaturas, nas escalas de 1 a 4 centímetros, foi produzida para ampliação em escalas maiores, todas as esculturas tem o caráter monumental. O espectador poderá observar as obras na caixa de vidro e nas fotografias, contudo, na experiência imagética a percepção é alterada devido à mudança de planos – tridimensional para o bidimensional -, e sendo um retrato expõe também um tempo passado. “Interações” tem sido uma exposição itinerante, e para o Espaço Cultural Correios busca apresentar ao público um pouco da grande produção da escultora.

Jo Grassini nasceu em Italva no Município de Campos de Goytacazes no Estado do Rio de Janeiro em 1965. Os primeiros desenhos começaram na infância, mas foi na fase adulta que iniciou suas produções pictóricas e escultóricas, nesses anos, entrou em contato com o cubismo, impressionismo, expressionismo e construtivismo, talvez essas tendências artísticas tenham inspirado parte de seus traços. Em 1993, abriu um atelier de escultura no Município de Niterói, mas sua atuação na produção e ensino de arte tem mais de 30 anos, se estendendo ao Município de São Gonçalo. A artista autodidata tem desenvolvido estudos sistemáticos em pedra, mármore, concreto celular, cerâmica e bronze, em seu percurso artístico já participou de 48 exposições, além de prêmios que vem recebendo no Brasil.

Até o momento, Jo Grassini produziu 31 obras memoriais para instituições públicas, são bustos e monumentos que se encontram localizados em instituições, nos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais: Museu de História e Ciências Naturais, Academia Fluminense de Letras, Universidade Federal Fluminense, Ordem dos Advogados do Brasil, Escolas Municipais, Câmaras Municipais e praças públicas.

O Espaço Cultural Correios fica na Av. Visconde do Rio Branco, 481 no Centro de Niterói. Mais informações pelo telefone (21) 2503-8550.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − três =