Exposição celebra os 15 anos do Programa Aprendiz

No embalo das comemorações pelos seus 15 anos, o Programa Aprendiz – Música na Escola leva a sua exposição fotográfica “Aprendiz: 15 anos de música e cidadania” para o Shopping Itaipu Multicenter, na Região Oceãnica.

Promovida Pelo Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB), que também cuida da gestão do Aprendiz, a mostra reúne histórias e momentos marcantes da trajetória de 15 anos do Programa. Sob curadoria de Alline Ourique, que também é autora da maioria das fotos, o foco da mostra é o caráter transformador característico do programa sociocultural. Através do ensino da música, o Aprendiz busca atuar na forma que crianças e adolescentes percebem o mundo e na maneira que se expressam.

Na exposição, o público poderá apreciar imagens de atividades como a musicalização nas escolas, os concertos e apresentações realizados em teatros, praças e outros espaços, registros dos intercâmbios culturais com Noruega e Alemanha, e também sobre os Grupos de Referência do Aprendiz. Um destaque interessante é a seção ‘Personagens’, que traz a história de seis ex-alunos do Programa, contrastando fotos deles pequenos e dos dias de hoje.

O Programa Aprendiz foi criado na cidade de Niterói/RJ em 2001, o programa de educação musical surgiu por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Fundação Municipal de Educação – FME) e a Secretaria Municipal de Cultura (Fundação de Arte de Niterói – FAN). Seu objetivo principal é ampliar o universo das artes, cultura e cidadania de crianças e jovens através do ensino da música. Estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino são contemplados com aulas semanais de iniciação musical, canto coral e prática de instrumentos (sopros, cordas e percussão) gratuitamente.

Se afirmou também como escola de músicos para iniciantes, originando a Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA) em 2007, a Banda Sinfônica Aprendiz (BSA) em 2011, e a Orquestra Guerra-Peixe (OGP) em 2014. Ao longo de 15 anos de trabalho, estima-se que mais de 20 mil crianças e adolescentes já tenham passado pelo Aprendiz, o que o torna um dos maiores programas socioculturais de educação musical ativos no país.
A classificação etária é livre, a entrada é gratuita e a mostra pode ser visitada até dia 20 de novembro de segunda a sábado, das 10h às 22h e domingo e feriados, das 12h às 21h. O Shopping Itaipu Multicenter fica na Estrada Francisco da Cruz Nunes, 6501 em Itaipu. Mais informações pelo telefone (21) 2608-0011.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 4 =