Excesso de velocidade e estacionamento irregular entre as maiores infrações em Niterói

Raquel Morais –

A quantidade de infrações de trânsito cometidas em Niterói nos primeiros meses de 2017 ainda não foi divulgada pelo Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran), mas o órgão divulgou a tabela das infrações da cidade de 2016. O levantamento apontou que 35% das infrações no município são relacionadas à velocidade acima do permitido em 20%. Já trafegar em faixa exclusiva de coletivos representou 21% das infrações. A Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans) também está compilando os dados desse ano, mas o maior índice de infrações está na Avenida Beira Mar, em Camboinhas, na Região Oceânica, na Estrada Francisco da Cruz Nunes e Rua das Rosas, em Itacoatiara.

Os dados do órgão apontaram que a primeira e segunda maiores infrações totalizaram 50.817 e 29.708 ocorrências, respectivamente. Já as outras irregularidades não chegaram a 10 mil casos, como, por exemplo, estacionar em local ou horário proibidos e estacionar no passeio, que representaram ambas 5% do total, o que significa 7.915 e 7.005 multas, respectivamente.

Segundo a NitTrans, as maiores infrações na cidade em 2016 estão relacionadas ao estacionamento proibido: seja sobre a calçada, ciclovias ou ciclofaixas (24,36%), em desacordo com a sinalização (21,07%) e em local em horário proibido (21,69%).

“Acho que Niterói tem uma organização muito boa no trânsito. Os motoristas são educados e respeitam as leis, diferente do que acontece por exemplo com o Rio de Janeiro e cidades do interior”, comentou um motorista que preferiu não se identificar.

“O grande problema de todos é achar que pode estacionar em qualquer lugar para resolver um problema. Todo mundo diz que são só cinco minutinhos. Mas imagina se todo mundo que for resolver um problema de cinco minutinhos resolver parar onde quiser”, disse a bancária Maria Roseli Soares, de 35 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + 18 =