Estudantes participam de atividades ambientais

A Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade realizou, nesta quarta-feira, uma programação no Parque Atalaia para estudantes sobre a importância das árvores raras da Mata Atlântica. Na manhã de ontem, foi realizado plantio de mudas na Linha Verde.

De acordo com o coordenador do Parque Atalaia, o biólogo Alexandre Bezerra, a atividade contou com a participação da equipe de Educação da Guarda Ambiental e aconteceu ainda a visita de estudantes da escola Alfa. “Foi realizado o plantio de mudas, palestras e visita técnica de integrantes da Associação Mico Leão Dourado. Na oportunidade, discutimos ideias viáveis à proteção da Mata Atlântica na região. Há 25 anos tínhamos 200 micos leões dourados mas, com o trabalho incessante da associação, hoje temos 2.500 animais”, informou.

A programação na Linha Verde contou com a participação dos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Amil Tanus. Eles plantaram mudas da espécie munguba, nativa do país e serve de alimento para a fauna.

A coordenadora de arborização da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Nathália Oliveira, explicou que essas futuras árvores servirão para dar sombra à ciclovia da Linha Verde e proporcionar um equilíbrio ao ecossistema do Canal do Capote. “Estamos realizando o plantio de mudas antes mesmo das comemorações da Semana do Meio Ambiente. Já realizamos ações no bairro Visconde de Araújo e Parque da Cidade”, contou.

A estudante Kauanny Lima, de 9 anos, disse que gostou da programação e que, além de ver de perto como é feito um plantio de mudas, aprendeu outras coisas. “Temos que cuidar das árvores e dos animais”. Já o estudante, Matheus Serrano, também de 9 anos, contou que aprendeu com a atividade, que é importante não poluir os rios e nem cortar as árvores para não agredir o meio ambiente.

A programação prossegue hoje. No Parque Atalaia, às 14h, terá oficina de nós e trilha ecológica. Já na Área de Preservação Ambiental (APA) do Sana, às 9h, ocorrerá distribuição de mudas frutíferas. No sábado e domingo, será ministrado um minicurso de fotografia amadora no Parque Ecológico na Restinga do Barreto. Quem deseja participar deve se inscrever pelo email parquebarreto.sema@gmail.com. O curso é gratuito e possui vagas limitadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 2 =