Estudantes e professores exigem volta de aulas noturnas

Aline Balbino

Cerca de 100 pessoas, entre professores e estudantes, protestaram na manhã de terça-feira (13) no Centro de Niterói. Na frente do Terminal Rodoviário João Goulart, exibiam placas e cartazes exigindo o retorno do horário noturno em 12 escolas estaduais de Niterói. Após o ato, o grupo ocupou a Diretoria Regional Baixada Litorânea, da Secretaria estadual de Educação, na Rua Aurelino Leal, no Centro. A Polícia Militar foi acionada e retirou os estudantes do local apenas no fim da tarde. Não houve violência ou confronto.

O grupo, então, começou uma marcha pelas ruas do Centro. Agentes da NitTrans, da Guarda Municipal e da PM ajudaram a manter a ordem e o trânsito fluindo pelas vias. A vereadora Talíria Petrone (PSol) foi chamada pelos manifestantes para intermediar as conversas com o Governo do Estado. A futura vereadora chegou a liberar a entrada de comida na sede da Diretoria Regional.

Assustados com a possibilidade de ocupação do prédio, funcionários deixaram o trabalho às pressas, com medo de serem impedidos de sair pelos manifestantes.

Há duas semanas, a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) começou a extinguir o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) de escolas estaduais no período noturno. Alunos e professores do Colégio Estadual Brigadeiro Castrioto (Cebric), no Centro, e do Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (Iepic) fecharam a Avenida Visconde do Rio Branco, no Centro. Alguns minutos depois, os manifestantes ocuparam a calçada em frente ao terminal.

“Vai ter uma nova reunião no dia 16 para discutirmos essas mudanças nos turnos e no fechamento de duas escolas. Eles tomaram uma decisão arbitrária de encerrar turnos. Queremos que eles apresentem estudos para viabilizar essas mudanças. Eles não ouviram ninguém quando decidiram acabar com os turnos”, disse Robson dos Santos, professor e diretor do Sindicato dos Profissionais da Educação (Sepe) de Niterói.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + dezenove =