Estado garante que Biblioteca Parque não fechará

Aline Balbino

Em 2015 a Biblioteca Parque de Niterói, no Centro, quase fechou as portas por falta de verba do Governo do Estado. Foi criado um convênio entre a Prefeitura de Niterói e o Estado para manter por mais um ano a biblioteca em funcionamento. Em dezembro essa parceria será encerrada e muitos estudantes e frequentadores do local estão preocupados com o possível fechamento da unidade, que é uma das mais importantes da cidade. Mas, o Estado garantiu que a biblioteca continuará funcionando.

A Secretaria de Estado de Cultura explicou que tem se empenhado na articulação de parcerias com diversas instituições, mas que garantirá a manutenção da Biblioteca Parque de Niterói com ou sem essas parcerias. É também do interesse da Secretaria manter o diálogo com o futuro prefeito de Niterói, analisando possíveis ações que possam assegurar objetivos comuns.

A dona de casa Geiza Vidal, de 60 anos, é frequentadora assídua da biblioteca. Ela alertou para a necessidade de manter o local aberto.
“Eu sempre trago minha filha e minha neta porque aqui é ideal para estudar. Eu gosto de ler livros. Seria uma pena se fechasse porque venho aqui há anos. É um espaço importante em Niterói”, disse.

Desde que foi assumida pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), em 2014, a visitação no espaço tem aumentado progressivamente. A biblioteca já recebeu mais de 230 mil pessoas, registrou cerca de 40 mil empréstimos de obras e contabilizou mais de 20 mil cadastros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × um =