Estacas da nova catedral passam em teste de qualidade

Raquel Morais –

As obras da Catedral São João Batista, no Caminho Niemeyer, no Centro de Niterói, estão em ritmo acelerado. Desde o final do ano passado foram feitos vários testes nas estacas já fincadas no chão, e agora os responsáveis pelas intervenções aguardam a conclusão da licitação para instalação das estacas de diâmetros maiores. O cronograma está fluindo dentro do previsto, com previsão total de conclusão em 2021.

O coordenador de projetos e planejamentos da Mitra Arquidiocesana de Niterói, Sérgio Ricardo, explicou que todas as 186 estacas que passaram pelo crivo técnico foram aprovadas. Na ocasião foram testadas a capacidade de sustentação com impacto de carga e integridade. “Todas estão resistentes e aptas para o procedimento da obra. Ainda faltam algumas estacas para serem testadas e isso está sendo feito. Agora estamos em parte de licitação de estacas de maiores diâmetros, que já está na parte burocrática com fechamento de contrato”, explicou. O técnico ressaltou que essas estacas serão os pilares que vão sustentar a cúpula.

As próximas intervenções no espaço de 13.600 m² serão as instalações dos blocos com vigas de sustentação; laje de piso para ter mobilidade e levantamento dos pilares que vão sustentar a cúpula. “O cronograma previsto é que ainda esse ano essas estacas sejam concluídas”, completou Sérgio. A cruz que marca o local das obras continua fincada no início do terreno, atrás do Terminal Rodoviário João Goulart.

A nova catedral terá capacidade para receber cerca de cinco mil pessoas por evento e une conforto e beleza. Segundo informações da Arquidiocese de Niterói, a ideia é atrair mais turistas para o município com mais uma obra de Oscar Niemeyer. Ainda segundo a Mitra, os três pilares principais têm 65 metros de altura e sustentam uma cúpula tendo ainda uma cruz em aço com 10 metros no topo da igreja. No total, cada pilar sustentará uma carga de aproximadamente 8.500 toneladas descarregadas em 10 estacas escavadas com diâmetro de 1,50 metro e 50 metros de profundidade por pilar. Para a sustentação da laje de piso serão executadas 21 estacas tipo raiz com diâmetro de 50cm, 128 estacas tipo hélice com diâmetro 60cm e 16 estacas tipo hélice com diâmetro 80cm.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + dez =