“Esquina Renatinho” é inaugurada em Icaraí

A esquina entre as ruas Gavião Peixoto e Pereira da Silva, em Icaraí, Zona Sul de Niterói, foi eternizada ontem como “Esquina Renatinho”, na quinta-feira (22), com a fixação de uma placa que, além do nome e uma breve descrição sua, ainda traz uma de suas frases mais marcantes: “Lutar é um ato de amor”. O local foi escolhido por ter sido o ponto de trabalho do vereador quando era ambulante, antes de entrar para vida política.

A homenagem foi feita pela Prefeitura de Niterói ao ex-vereador e subsecretário de Direitos Humanos que faleceu no último mês de março, vítima de complicações da Covid-19. A esquina era considerada como uma extensão de seu gabinete na Câmara de Vereadores, onde ele atendia e escutava as demandas da população.

O secretário municipal de Direitos Humanos, Raphael Costa, esteve presente à homenagem e destacou a importância de Renatinho na luta pelos direitos humanos na cidade de Niterói. “Foi uma experiência inesquecível trabalhar ao lado deste grande amigo. Estamos eternizando, de maneira simbólica, esta pessoa tão querida que estava sempre disposta a conversar com a população que trazia para o trabalho a perspectiva do amor, da humildade, da fraternidade, da solidariedade na luta pelos direitos humanos que, muitas vezes, é quase uma guerra. Renatinho deixou um grande legado na luta pelos direitos humanos. Ele será eternizado nesta placa e, principalmente, nas ações e políticas públicas”, ressaltou.

Ainda participaram da homenagem o subsecretário de Conservação e Serviços, Marcelo Serieiro, além dos familiares e amigos. “Eu só queria agradecer pelo reconhecimento e pela oportunidade dada ao meu pai na Secretaria. Ali ele pôde continuar fazendo o trabalho dele, algo que ele amava, mas que era tão difícil. Meu pai estava muito feliz de poder continuar essa luta”, disse Gabriela Freitas, filha do vereador.

Gezivaldo Renatinho Ribeiro de Freitas nasceu em 15 de julho de 1962, em Campos dos Goytacazes, e faleceu em 18 de março de 2021, vítima da Covid-19. Renatinho foi vereador na Câmara de Niterói por cinco mandatos e presidente da Comissão de Direitos Humanos e da Criança e do Adolescente. Foi trabalhador ambulante (na esquina das ruas onde a placa foi colocada) e defensor dos direitos dos trabalhadores e das pessoas com deficiência.

Homenagem no Parcão de Campo de São Bento

Na sessão plenária da Câmara de Vereadores de Niterói, realizada nesta quarta-feira (21), os vereadores aprovaram mais uma homenagem ao ex-vereador Renatinho, que dará nome também só Parcão do Campo de São Bento, em Icaraí. Os vereadores foram unânimes na aprovação da proposta e reconheceram a importância da luta de Renatinho pelos direitos dos animais. “Renatinho era um aliado da causa animal e essa homenagem justa por suas lutas nessa área. Seria muito melhor se essa homenagem tivesse sido em vida, mas é merecida”, afirmou o vereador Daniel Marques (DEM).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 5 =