Esquema especial no funcionamento dos cemitérios da Região Metropolitana

Raquel Morais

Segunda-feira (2) é feriado do Dia de Finados e os cemitérios de Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí já estão preparados para o aumento no movimento. Mas esse ano as visitas aos túmulos de entes e amigos falecidos deverão cumprir algumas normativas para reduzir as chances de contaminação pelo coronavírus. O distanciamento social deverá ser respeitado assim como o uso de máscaras, higienização das mãos com álcool em gel e aferição da temperatura corporal em alguns locais, como no Cemitério Maruí Grande, no Barreto, por exemplo.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, explicou que todos os cemitérios públicos da cidade vão funcionar com esquema especial com a medição da temperatura na entrada; além de álcool em gel disponível para os visitantes e funcionários que deverão usar equipamentos de proteção individual (EPI). No Maruí, São Francisco Xavier (Charitas) e São Lázaro (Itaipu), o horário de funcionamento será das 8h às 18h.

Em São Gonçalo o esquema será mais rigoroso com limite de entrada por hora de até 50 visitantes nos quatro cemitérios públicos do município: Pacheco, São Miguel, Ipiíba e São Gonçalo. Eles vão funcionar das 8h às 16h e ao longo da semana passada passaram por limpeza e pintura. Também será aferida a temperatura e será disponibilizado álcool para higienização das mãos, além do uso obrigatório da máscara. A administração municipal informou que a Vigilância Ambiental intensificou as ações de prevenção a doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti e no combate ao coronavírus foram utilizadas as motofogs para a sanitização.

Em Itaboraí os cemitérios São João Batista (Centro), Porto das Caixas, Itambi, Sambaetiba e Pacheco, além das medidas básicas de higiene, vão contar com o incentivo para espaçar as visitas. O esquema especial começa no sábado (31) e só termina na própria segunda, mas o horário de funcionamento não foi divulgado. A administração municipal informou que toda a equipe está envolvida na limpeza e em pequenas reformas desses espaços, além de desinfecção dos espaços.

A Prefeitura de Maricá explicou que não está prevista a restrição no número de visitantes no  Cemitério Municipal (Campo Santo Cônego Batalha), que vai funcionar das 7h às 17h. A recomendação é que os idosos evitem ir ao local e também que os visitantes aproveitem o feriado prolongado para antecipar suas homenagens. A passagem de veículos pelas ruas Soares de Souza, Clímaco Pereira e a Ari Spíndola, estarão bloqueadas.

Como quase todos os eventos que puderam ser realizados em 2020, as celebrações do Dia de Finados também vão seguir protocolos de segurança em Maricá. A tradicional missa campal dentro da área do Cemitério Municipal (Campo Santo Cônego Batalha – nome oficial) não será realizada este ano para evitar aglomerações, e os visitantes não poderão entrar sem máscara. De acordo com a Secretaria de Assistência Social, haverá distribuição da peça e aferição de temperatura na entrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 1 =