Espetáculo teatral para a primeira infância em Niterói

O espetáculo A Gruta da Garganta é uma experiência única para a primeira infância. A obra lírica, destinada ao público de crianças entre zero e cinco anos, concebida pela companhia La Casa Incierta, chega a Niteroi pela primeira vez nos dias 3 e 4 de novembro, às 11h e às 16h, no Centro de Artes UFF. De acordo com Clarice Cardell, uma das diretoras da companhia e atriz, “a Gruta da Garganta representa um canto poético sobre os laços invisíveis entre os seres humanos”.

Além das apresentações, também será realizada uma palestra sobre o processo criativo e a arte, relacionados com a primeira infância, para o público interessado nas artes e na educação infantil voltadas para a faixa etária de zero a seis anos. A palestra contará com tradução para Libras. Está prevista, ainda, na programação, a oficina “Arte e Primeira Infância”, ministrada pelos diretores da companhia, Carlos Laredo e Clarice Cardell, no dia 1º de novembro.

Todas as atividades serão gratuitas e o espetáculo terá ingressos reservados para crianças com necessidades especiais e apoio de profissionais especializados. As apresentações em Niterói encerram a série de espetáculos em 2018 que, com o patrocínio da BR Petrobras Distribuidora (#PetrobrasDistribuidoraDeCultura) e do Ministério da Cultura, já percorreram as cidades de Dourados (MS) e Camaçari (BA).

A peça aborda, de maneira poética, o surgimento da linguagem humana. A montagem, idealizada pela companhia de teatro hispano-brasileira La Casa Incierta, é uma criação inédita de teatro lírico, que leva o espectador a uma aventura no interior do corpo humano para abordar, de maneira poética e onírica, o princípio da voz e do som. Essa trajetória, desde os primeiros balbucios até o domínio da comunicação verbal, é apresentada tal qual uma ópera, com canto e música.

Dirigido por Carlos Laredo, o espetáculo busca instigar no seu jovem público o interesse pelo teatro lírico. Os pais que levarem seus filhos estarão diante de uma reflexão sobre os mistérios da comunicação. Iluminada por projeções de vídeo que ampliam sua atmosfera lúdica, a cenografia sugere os labirintos do crânio, a caverna da boca e a cova da garganta por onde as atrizes e cantoras Clarice Cardell e Aida Kellen guiarão o público numa viagem pelas ressonâncias da linguagem. O pianista ucraniano Mikhail Studyonov criou as composições eruditas exclusivamente para o espetáculo.
É na gruta da garganta que bebês e adultos compartilham a cada respiração. “O espetáculo evoca a dificuldade do ser humano de viver isolado e nossa necessidade por comunicação. E as pessoas têm, desde que nascem, as ferramentas para criar relacionamentos e para ter o entendimento da comunicação”, explica Carlos Laredo, diretor da peça e da companhia La Casa Incierta.

A entrada é gratuita e o Centro de Artes UFF fica na Rua Miguel de Frias, 9 em Icaraí.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − treze =