Imagem Principal
Imagem
Escritoras Vivas lançam livro em bistrô cultural de São Gonçalo neste sábado (17)
Escritoras Vivas lançam livro em bistrô cultural de São Gonçalo neste sábado (17)
Foto do autor A Tribuna A Tribuna
Por: A Tribuna Data da Publicação: 16 de julho de 2021FacebookTwitterInstagram

Iniciativa reúne mulheres escritoras gonçalenses que desejam promover o incentivo à escrita e à literatura

Um coletivo formado por escritoras que moram em São Gonçalo cresceu a ponto de virar livro. É o que o projeto Escritoras Vivas apresenta ao público neste sábado (17), a partir das 16 horas, no Bistrô Cultural D’Avó, no Centro de São Gonçalo.

Contemplado pelo edital da Lei Aldir Blanc de fomento à cultura, o projeto ofereceu três oficinas voltadas para a criação de textos entre janeiro e março deste ano. A iniciativa consistia na ministração de aulas para quem desejava elaborar contos, poesias, prosas e até queria se aprofundar na escrita jornalística. Aproximadamente, 30 mulheres tiveram aulas nesse período.

Contemplado pelo edital da Lei Aldir Blanc (nº 14.017, de 29 de junho de 2020) de fomento à cultura, o projeto ofereceu três oficinas voltadas para criação de textos: Contos, Poesias e Escrita Jornalística para cerca de 30 mulheres. Mas agora o momento foi o de transformar esse material em livro.

Publicado pela editora Apologia Brasil, também de São Gonçalo, a obra é dividida em três partes, segundo os gêneros literários praticados nas oficinas, e conta com imagens exclusivas da ilustradora Dominique Franco.

Uma das integrantes do projeto é a escritora e jornalista Cyntia Fonseca. Autora do livro Coração de Cleópatra, ela explica que Escritoras Vivas é apenas o primeiro passo na busca pela união e reunião de autoras com o propósito de atrair nomes desconhecidos, mas que amem a literatura, com um propósito maior.

“O lançamento desse livro é o fechamento de um ciclo, a primeira etapa de muitas que ainda estão por vir em busca de mais espaço na cultura e na literatura local e nacional”, completa Cyntia Fonseca.

O projeto tem como principal objetivo ser um coletivo feminino de mobilização e expressão cultural na cidade de São Gonçalo. Idealizadora do projeto Escritores Vivos, de 2017, que entrevistava autores da cidade, a professora e escritora Yonara Costa percebeu o número ínfimo de escritoras mulheres no município.

“Idealizar o Escritoras Vivas é repensar o papel da mulher na literatura, na sociedade, no mundo. Concretizar esse projeto é provar que nós ainda temos oportunidade de ser autoras e protagonistas de nossas próprias histórias”, reflete Yonara Costa, autora dos livros Nua de Verdade e As Minhas Histórias de Amor dos Outros.

O lançamento acontecerá de modo híbrido, com evento presencial e transmissão online pelo Instagram (@escritorasvivas). Haverá apresentação musical e venda do livro e de produtos personalizados com a marca Escritoras Vivas.

Todos os protocolos sanitários por conta da pandemia da Covid-19 serão respeitados, como distanciamento social, obrigatoriedade do uso de máscara e uso de álcool em gel. O evento estará aberto ao público com escalonamento de horários para evitar aglomeração, sendo 16 horas para os convidados da oficina de Contos; 17 horas para os convidados da oficina de Poesia; e 18 horas para a oficina de Escrita Jornalística.

O Bistrô Cultural D’Avó fica na Rua Eduardo Vieira de Souza, 122, Centro, São Gonçalo (lateral do Rodo Shopping, final da rua). Outras informações sobre o lançamento estão no Instagram oficial do projeto (@escritorasvivas).

Relacionadas