Entretenimento, curiosidades e discussões no Solar do Jambeiro

O Solar do Jambeiro está com uma programação virtual recheada de novidades, no mês de maio. Poesia, tbt, curiosidades, bate-papo, e performances são algumas das atrações.

O público poderá assistir ao conteúdo nas redes @solardojambeiro. As inscrições serão abertas a todo o público e serão disponibilizadas, antecipadamente, nas redes sociais do Solar do Jambeiro. No dia do encontro, será necessária apenas a sinalização, por meio do chat do meet. Poesias, falas e contribuições são todas bem-vindas.

No dia 8, às 18h, será vez da ‘A Arte de Governar a si Mesmo’, um solo narrativo com Daniella D’Andrea, em que se dá voz às palavras do Mestre Hakim Sanai, poeta persa do século XII, e como o Mestre vê o ser humano e suas estratégias de parecer importante. No dia 11, às 18h, será apresentado o ‘Você Sabia?’. O quadro tem o intuito de contar curiosidades sobre a história do Solar, criando reflexões e estabelecendo pontes com manifestações artísticas que por ele passaram.

Para o dia 14, está agendado o ‘Sextou Cultural com Sol de Paula – celebração cultura negra’, às 18h30min. Neste encontro, será celebrada a abolição da escravatura, com artistas negros para tratar da cultura que compõe a identidade nacional. No dia 17 às 18h é vez do ‘Papo à Live: Cilênio Peres e Júlio São Paio’. Neste quadro, músicos e compositores da cidade de Niterói falam de suas carreiras e do atual momento profissional que se apresenta na área cultural. Em uma conversa informal, os convidados Cilênio Peres e Júlio São Paio batem um papo durante cinquenta minutos.

No dia 18 às 18h será apresentado o ‘Curta Solar: Dia da Luta Antimanicomial’, onde é comemorado o Dia da Luta Antimanicomial. O movimento pela reforma psiquiátrica se iniciou no final da década de 70, na redemocratização do país e, hoje, será recordada a importância dessa luta. Para isso será exibido um curta, em parceria com a Niterói Filmes.

No dia 20, às 18h, será o ‘Feliz 20 anos, Jambeiro #tbt’. O dia será para recordar as contribuições que o Solar já proporcionou para a sociedade niteroiense, em seus 20 anos de centro cultural. No dia 25, será repetido o ‘Você Sabia?’, para contar curiosidades acerca da história do Solar, criando reflexões e estabelecendo pontes com manifestações artísticas que por ele passaram. E no dia 28, às 18h, terá o ‘Encontro Literário: Chiquinha Gonzaga’. O Encontro Literário reúne poetas para dialogarem sobre suas obras, em parceria com a rede de bibliotecas populares. Neste mês, a homenageada será Chiquinha Gonzaga, mulher, pianista, maestria, compositora e primeira mulher negra a reger uma orquestra no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + um =