Entorno da Praia de Itaipu será revitalizado

Raquel Morais –

A Praia de Itaipu, na Região Oceânica de Niterói, vai ganhar algumas obras de melhoria na infraestrutura, como estacionamento, acessibilidade e paisagismo. O projeto de requalificação do Canto de Itaipu foi publicado no Diário Oficial e a licitação para execução das obras está marcada para dia 10 de agosto, às 11h, na sede da prefeitura. Comerciantes locais gostaram da novidade e reforçaram o empenho da administração pública em melhorar a região, que contempla muitas outras praias. Em Itacoatiara, outro projeto antigo também está estágio avançado de negociações: a construção de 12 banheiros na orla. A direção da Sociedade dos Amigos e Moradores de Itacoatiara (Soami) confirmou que vai marcar, até agosto, uma nova assembleia para definir esse projeto com mais detalhes.

A Emusa divulgou um edital de licitação para execução de obras e serviços de requalificação urbana no Canto de Itaipu, estipulado em R$ 2.352.450,65, e terá que ser executado em 150 dias corridos. Já a entrega do paisagismo ocorrerá em 60 dias corridos, contados a partir da ordem de início.

O comerciante Wilson Gomes disse esperar por essa intervenção há anos.

“Acho que essas melhorias vão ajudar muitas pessoas, desde nós, comerciantes, até os usuários. Acho que deveriam investir também em iluminação pública e mais segurança para a região. Mas essas mudanças que serão implementadas vão aumentar o número de frequentadores da praia e, com isso, aumentamos as vendas”, pontuou.

Quem também está muito otimista com as intervenções é o administrador da Região Oceânica, Carlos Roberto Boechat. “É uma obra que vai transformar a chegada da praia e principalmente melhorar a acessibilidade para essa praia através de rampas de acesso fixas. Terão mudanças de paisagismo, facilidade de acesso e ordenamento das vagas para veículos. Além disso, terá uma parte arborizada e uma grande área de lazer, onde hoje é a entrada do Museu de Itaipu”, frisou.

MUDANÇAS TAMBÉM EM ITACOATIARA
A Praia de Itacoatiara também ganhará intervenções que vão melhorar a estrutura, com a instalação de 12 banheiros nos seis quiosques da orla. A Prefeitura de Niterói não se manifestou sobre o assunto até o fechamento dessa edição, mas a Soami confirmou que até agosto irá marcar uma assembleia com os diretores para conseguir autorização para as obras; já que o assunto é de interesse da atual gestão da sociedade.

O projeto, que já tem anos de criação, dispõe de dois banheiros, um feminino e outro masculino, em cada um dos quiosques. O responsável pelo quiosque da Noi, Gilberto Oliveira, de 34 anos, disse que a Prefeitura de Niterói tinha aprovado a obra, mas a Soami embargou a construção.

“Os frequentadores pedem banheiros e os funcionários também. Agora estamos no aguardo dessa autorização para começar a obra”, pontuou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *