Engenho do Mato será próximo bairro a receber o Castramóvel

O Castramóvel, caminhão da Prefeitura de Niterói equipado para a realização de cirurgias em cães e gatos, fará a sua próxima parada no bairro do Engenho do Mato. O veículo fica por 15 dias atendendo os bichinhos de donos cadastrados nas associações de moradores dos bairros. Os procedimentos têm dia e hora marcados visando evitar aglomerações e o cumprimento dos protocolos sanitários de combate ao coronavírus. O público alvo da iniciativa animais de tutores de baixa renda.

Administrado pelo Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), da Secretaria de Meio Ambiente Recursos Hídricos e Sustentabilidade, o Castramóvel possui uma sala de preparação, outra de cirurgia e uma terceira de pós-cirurgia. Atendem no veículo quatro veterinários, um anestesista e técnicos de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. De acordo com a administração municipal, o projeto possui uma parceria com a Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF)e são esperadas 100 cirurgias em cada bairro por onde o projeto passar.  

Atualmente, o Castramóvel se encontra baseado no bairro do Caramujo e já realizou, em seu primeiro endereço, 24 cirurgias gratuitas em dois dias, sendo oito animais operados no primeiro dia e 16 castrados no segundo. Os pets receberam a medicação necessária e foram liberados para se recuperarem em casa.

O projeto também funciona realizando um trabalho de educação sobre proteção animal, com a distribuição de cartilhas e folhetos sobre o tema nos bairros onde o veículo estiver. Somente em escolas municipais já foram distribuídas mais de 10 mil cartilhas.

Os animais atendidos no Castramóvel precisam ter mais de quatro meses e menos de seis anos; ter menos de 20 quilos; não ser obesos ou extremamente magros; e não ser braquiocefálicos (cães das raças Pug, Buldogue, Shitzu, Boxer). Também não será realizada castração em gatos persas ou de raças exóticas.

One thought on “Engenho do Mato será próximo bairro a receber o Castramóvel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × três =