Enel vai monitorar postes com excesso de cabos

Geovanne Mendes –

Para acabar com o emaranhado de fios nos postes a Enel, concessionária de distribuição elétrica da região, começou nesta quarta-feira (12) a fiscalização da fiação de telecomunicação. O objetivo da ação é regularizar toda a estrutura da fiação dos postes e retirar o cabeamento e equipamentos que se encontram irregulares. A empresa pretende realizar cerca de 400 regularizações e duas mil fiscalizações por mês, com emissões de notificação.

Para isso, as empresas precisam apresentar um projeto de compartilhamento de postes, ter a disponibilidade na rede e a autorização da Anatel.
De acordo com as normas técnicas da distribuidora, podem ser feitas seis ligações em um poste: quatro de empresas de telecomunicações, uma da Enel e uma do Governo do Estado, e a distância mínima para a fiação de baixa tensão em via urbana, entre a rede elétrica e de telecomunicação, é de seis metros.

Em estudo recente foi identificado que essas normas não vêm sendo cumpridas e muitas empresas estão sobrecarregando os postes da distribuidora, prejudicando a qualidade do fornecimento de energia e comprometendo a segurança dos clientes. Nesse estudo, foi identificado que existem cerca de 390 mil cabos e 1.322 postes irregulares.

De acordo com Carlos Falconiere, responsável pela área de Grandes Clientes da Enel, a ação pretende reduzir a poluição visual da rede e os riscos de acidentes envolvendo cabos soltos de telefonia. As empresas de telecomunicações foram previamente notificadas sobre a ação e sobre as normas técnicas da companhia para uso e compartilhamento dos postes.

A empresa informou ainda que as fiscalizações serão realizadas em toda a rede elétrica de Niterói e esta primeira etapa deve ser concluída até o final deste ano. A distribuidora ressalta, no entanto, que as fiscalizações serão contínuas, com o objetivo de regularizar toda a estrutura da fiação dos postes.

Denúncias
Para fazer denúncias sobre uma fiação irregular ou para saber se uma empresa está cadastrada, o cliente pode entrar em contato como a companhia pelo 0800-280-2375 ou pelo e-mail compartilhamento.brasil@enel.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − oito =