Empresas aéreas mobilizadas para transportar vacinas

Companhias aéreas já estão mobilizadas para transportar as doses da vacina Coronavac, importadas pelo Instituto Butantan, de São Paulo para os demais estados brasileiros e o Distrito Federal. Nesta domingo (17), aeronaves já estavam de prontidão no Aeroporto Internacional de Guarulhos/SP, mas o Ministério da Saúde confirmou o início dos trabalhos para segunda-feira (18), às 7h.

Por meio de nota, a GOL Linhas aéreas informou que está completamente preparada para cumprir essa importantíssima missão, com malha aérea abrangente no Rio de Janeiro e câmara fria exclusiva no seu terminal de cargas em São Paulo. O transporte está sendo feito através do serviço GOLLOG Saúde, que conta com Colaboradores treinados de acordo com as boas práticas de manuseio de medicamentos, para dar mais velocidade na distribuição.

A companhia ainda confirma que inicia, nesta segunda, o transporte de vacinas da CoronaVac para os Estados do País, em ação coordenada com os governos federais e estaduais. “Para a Companhia, é uma felicidade e uma honra decolar os seus primeiros voos com as vacinas que partirão amanhã do aeroporto internacional de Guarulhos (SP) com destino a Tocantins, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe, e fazer parte deste momento tão necessário e importante para todos os brasileiros. Mais voos serão realizados pela GOL ao longo dos próximos dias e das próximas semanas, à medida que as cargas forem disponibilizadas”, afirma a GOL, em comunicado.

Além da GOL, outras companhias fazem parte da ação coordenada pelo Ministério da Saúde, com o apoio da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR). As empresas estarão transportando vacinas gratuitamente durante todo o período do Programa Nacional de Imunização contra a covid-19.

Já a Latam informou, por meio de nota, que irá realizar a partir de amanhã segunda-feira (18), a pedido do Ministério da Saúde, o transporte doméstico gratuito de 513 caixas – que equivalem a 15 toneladas de vacinas contra a Covid-19. Com o aval da Anvisa para o início da vacinação na população brasileira, em reunião que aconteceu hoj, a companhiase prepara para seguir o Plano de Imunização do Governo Nacional.

A empresa informou que, por meio de suas aeronaves modelo Airbus A320, a capacidade de levar até 800.000 doses da vacina, considerando que este número pode variar de acordo com o tipo da vacina a ser transportada. Desde agosto, uma equipe com mais de 20 funcionários da Latam Cargo tem planejado e adiantado os cenários para o transporte, levando em consideração o País e o destino, a infraestrutura dos aeroportos e a logística necessária para a preparação do transporte das vacinas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 14 =