Empresário Erling Lorentzen morre aos 98 anos

Morreu na manhã dessa terça-feira (9) o empresário norueguês Erling Lorentzen aos 98 anos. A causa da morte não foi divulgada mas repercutiu em todo o país. O fundador da Aracruz Celulose, maior fábrica de celulose e novidade na década de 70 em solo brasileiro, dividia a intensa carreira no setor econômico com a paixão pelo oceano através da Vela.

“Como navegador, símbolo da elegância e da etiqueta náutica. Seus veleiros ‘SAGA’ fizeram história, dentre elas com a épica conquista da tradicional Fastnet Race na Inglaterra. Erling foi quem introduziu a classe olímpica Soling no Brasil. Todos seus tripulantes, como seu eterno imediato Roberto Pellicano, possuem orgulho de terem singrado os mares com o Viking Brasileiro por opção, Erling. Fica minha homenagem ao mestre da elegância na Vela”, escreveu em suas redes sociais Lars Grael.

Erling nasceu em Oslo, na Noruega em 28 de janeiro de 1923, e fez carreira no Brasil como empresário e velejador. Chegou a ganhar títulos como empresário do ano no Brasil e lutou na Segunda Guerra contra os alemães. Estudou em Harvard, nos Estados Unidos, foi casado com a princesa Ragnhild da Noruega, filha do rei Olavo V e da princesa Marta da Suécia. Teve três filhos: Haakon, Ingeborg e Ragnhild.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 20 =