Emplacamentos de motocicletas cresce mais que frota em Niterói

Raquel Morais –

O crescimento da frota de veículos na cidade de Niterói é tímido, isso se comparado o primeiro trimestre dos dois últimos anos. O total de veículos em 2016 registrado pelo Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran/RJ) foi de 285.996, contra 289.132 em 2017. Esses valores representam uma elevação de 1,09%. Dentro destes números um dado surpreende: o número de emplacamentos de motos foi maior do que os veículos de passeio. Ano passado foram 32.160 e este ano já se tem 33.077, valor que representa elevação de 2,8%.

Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) a produção de motocicletas chegou a 231.381 unidades no primeiro trimestre deste ano, o que representa uma alta de 1,6% em relação ao mesmo período de 2016. Em março foram fabricadas 82.416 unidades, com crescimento de 22,4% em relação a fevereiro e de 2,3% com relação a março do ano passado.

O vendedor da High Tec, no Fonseca, na Zona Norte de Niterói, o movimento está aumentando e as pessoas estão procurando muito mais pelas motocicletas. “Vendemos as de média cilindrada e de alta cilindrada. A procura é muito grande e os clientes reclamam muito do trânsito, esse é o principal motivo das aquisições das motos”, comentou Saulo Correia. O comerciante ressaltou ainda que as motocicletas de média cilindrada geralmente são usadas para o dia a dia. Já as de maior potência são usadas para motociclistas de final de semana, que querem pegar estrada.

O motociclista Ricardo Albuquerque, de 46 anos, prefere as duas rodas para se locomover em Niterói. “Sei que é mais perigoso, mas não consigo ficar preso em congestionamentos. Tem dias que preciso ir mais arrumado para o trabalho, por conta de uma reunião, e uso o carro. Nesses dias o meu estresse fica altíssimo”, apontou o representante comercial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − cinco =