Em prol da Ucrânia, Pink Floyd lança primeira música inédita em 28 anos

Foto: David Gilmour e Nick Mason

Após quase 28 anos, o Pink Floyd irá lançar uma música inédita. De acordo com o jornal Mirror, a banda formada por David Gilmour, 76 anos, Nick Mason, 78, Guy Pratt, 60, e Nitin Sawhney lançam “Hey Hey Rise Up”, uma homenagem à Ucrânia, na sexta-feira (8).

A banda foi fundada em 1965 pelo baixista, cantor e compositor Roger Waters e pelo guitarrista Syd Barrett (1946-2006). Na Justiça, o guitarrista David Gilmour, o tecladista Richard Wright (1943-2008) e o baterista Nick Mason ganharam o direito de uso do nome Pink Floyd.

O quarteto se reuniu na última quarta-feira (6) para concluir a faixa. Todos os lucros obtidos com a canção serão destinados para a população ucraniana, que sofre com as consequências da guerra entre o país natal e a Rússia.

Fora da banda desde 1985, Roger Waters não participou do projeto. O último disco de inéditas do Pink Floyd foi “The Division Bell”, lançado em 1994. Vinte anos depois, a banda lançou “The Endless River”, álbum feito com restos de gravação do “Division Bell”.

Outra baixa da banda é Richard Wright, tecladista e compositor morto em 2008 de câncer. David GIlmour, que tem uma nora e netos ucranianos, falou sobre o lançamento.

“Espero que a música receba amplo apoio e publicidade. Queremos arrecadar fundos para instituições de caridade humanitárias. Queremos expressar nosso apoio à Ucrânia e, dessa forma, mostrar que a maior parte do mundo pensa que é totalmente errado uma superpotência invadir um país democrático e independente”, disse ele.

“Hey Hey Rise Up” contará com a participação do artista ucraniano Andriy Khlyvnyuk, da banda Boombox, que abdicou de uma turnê dos Estados Unidos para lutar pelo seu país na guerra. Ele entrou em contato com Gilmour por telefone. “Toquei um pouco da música na ligação e ele aprovou. Esperamos fazer algo juntos pessoalmente no futuro”, contou o líder do Punk Floyd.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.