Em Niterói, postos reforçam vacinação

A Prefeitura de Niterói reforçou, ontem, a vacinação contra febre amarela no município. A Secretaria Municipal de Saúde abriu novas salas de imunização nas policlínicas regionais e dois novos pontos de atendimento, em Jurujuba e no Engenho do Mato. Equipes do Programa Médico de Família foram deslocadas para agilizar o trabalho e prestar esclarecimentos nas filas que se formaram no início da manhã.

Na última sexta-feira, a Prefeitura de Niterói solicitou ao Governo do Estado reforço no envio de vacinas contra a febre amarela e o compromisso da Secretaria de Estado de Saúde é de ampliar a remessa para o município nos próximos dias. Assim que tiver maior número de doses disponibilizadas, Niterói terá vacinação reforçada, principalmente, em áreas próximas a matas e remanescentes de florestas.

“Estamos empenhados para atender da melhor forma as de pessoas que estão procurando nossos pontos de imunização. No entanto, vale ressaltar que, conforme a orientação do Governo do Estado, o município não está em campanha de vacinação”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos.

Nos últimos dias, a maior procura está sendo registrada na Policlínica Sérgio Arouca, em Santa Rosa. A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a dar preferência a outros postos. A imunização está ocorrendo de segunda a sexta, das 9h às 16h, em todas as policlínicas regionais do município, na Policlínica Comunitária de Jurujuba e no Médico de Família do Engenho do Mato.

Endereços dos pontos de vacinação:

POLICLÍNICA REGIONAL DR. CARLOS ANTÔNIO DA SILVA
Rua Jansen de Mello s/nº – São Lourenço
Tel.: 2717-1426 – 2719-0050

POLICLÍNICA REGIONAL DR. SÉRGIO AROUCA
Praça Vital Brazil s/nº – Santa Rosa
Tel.: 2711-2366

POLICLÍNICA REGIONAL DR. GUILHERME TAYLOR MARCH
Rua Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca
Tel.: 2626-4170

POLICLÍNICA REGIONAL DO LARGO DA BATALHA DR. FRANCISCO DA CRUZ NUNES
Rua Ver.Armando Ferreira, 30 – Largo da Batalha
Tel.: 2616-3633 – 2710-7100

POLICLÍNICA REGIONAL DE ITAIPU ASSISTENTE SOCIAL MARIA APARECIDA DA COSTA
Est.Engenho do Mato s/nº – Itaipu
Tel.: 2609-6368 – 2709-1579

POLICLÍNICA REGIONAL DA ENGENHOCA DR. RENATO SILVA
Avenida João Brasil, s/nº – Engenhoca
Tel.: 2628-8047 – 3603-8874

POLICLÍNICA COMUNITÁRIA DE JURUJUBA
Av. Carlos Ermelindo Marins s/nº – Jurujuba
Tel.: 2704-9638 – 2704-9668

MÉDICO DE FAMÍLIA DO ENGENHO DO MATO
Estrada Irene Lopes Sodré s/nº – Engenho do Mato
Tel.: 2709-5222

Infecção descartada em macacos
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro informou ontem que os resultados dos testes realizados em amostras de cinco macacos, encontrados mortos em outubro de 2016 em diferentes pontos do município do Rio, deram negativo para febre amarela. As análises foram feitas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“A instituição realizou testes de imunohistoquímica (técnica que busca a presença de antígenos na amostra), uma das técnicas utilizadas para diagnóstico da doença tanto em humanos quanto em animais”, diz a nota da SES.

Os primatas eram quatro saguis e um macaco prego, recolhidos nos bairros de Copacabana, Jardim Botânico, Gávea, Engenheiro Leal e Manguinhos. O primeiro resultado da análise, feita pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará, foi inconclusivo. Por isso, o teste foi refeito pela Fiocruz.

“Portanto, cabe acrescentar que não há qualquer evidência da circulação do vírus da febre amarela no município do Rio de Janeiro, onde não há casos de febre amarela confirmados – seja em macacos ou em humanos”, segundo a SES.

Em Casimiro de Abreu, na região da Baixada Litorânea, onde houve uma morte por febre amarela, 90% da população já foi vacinada. O segundo paciente infectado no município teve alta hospitalar neste fim de semana e voltou para casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *