Eleitores têm até dia 9 para regularizar título

Em um momento que a política do país vive um momento conturbado, as eleições estão logo ali e eleitor tem que ficar atento para poder votar. Termina na próxima quarta-feira (09) o prazo para quem quiser transferir o título, para poder votar. A data vale também para eleitores que precisam regularizar sua situação eleitoral, bem como para quem pretende tirar a primeira via do documento.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), para a transferência o eleitor que mudou de residência para outro município ou estado deverá estar morando há pelo menos três meses na nova residência. Além disso, não pode ter feito no último ano outra transferência ou tenha tirado o título. Já o eleitor que mudou de endereço dentro do mesmo município e pretende votar em local mais próximo, também deverá requerer revisão do título.

Vale lembrar também que quem completar 16 anos até o dia do primeiro turno (7 de outubro) também pode tirar o título até o dia 9. “Eu completei 18 anos este ano e já tirei o título de eleitor. Acho muito importante fazer parte da eleição. Muitos podem achar que um voto não faz diferença, mas se a maioria pensar assim não haverá mudança nenhuma. Quero fazer a minha parte”, contou Eduardo Ortiz.

Apesar de em Niterói não ser obrigatório, a mesma data vale para o cadastro da biometria. O cadastramento biométrico obrigatório acontecerá apenas nos municípios de São João da Barra, Rio das Ostras, Queimados, São Sebastião do Alto e Trajano de Moraes. Nos demais municípios, mesmo quem não fez a biometria poderá votar normalmente em outubro, desde que não esteja com o título cancelado ou suspenso.

Segunda Via
A data para quem precisa tirar a segunda via do título de eleitor é outra. Quem tiver perdido o documento tem até o dia 27 de setembro para solicitar o novo documento. O TRE destaca que na 2ª via não é possível fazer nenhuma alteração no título, como atualizar dados pessoais ou mudar o local de votação, por exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + onze =