Eleitores passarão por recadastramento biométrico em setembro

Depois de São João da Barra, agora é a vez do município de Rio das Ostras fazer o recadastramento biométrico este ano. O procedimento na cidade da Região dos Lagos começa no dia 11 de setembro, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ). Será obrigatório para todos os eleitores e quem não o fizer, terá o título cancelado e, além de ficar impossibilitado de votar nas próximas eleições, não poderá tirar passaporte, prestar concurso público ou obter empréstimos em bancos oficiais, entre outros impedimentos.

O atendimento será realizado na Vila Olímpica (Rua Irmã Faustina, s/n, Village), e no cartório eleitoral do município (Avenida Guanabara, nº 3.837, Bosque da Praia), de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h. Quem quiser evitar filas poderá agendar, a partir do dia 25 de agosto, pela internet, em www.tre-rj.jus.br/biometria, ou pelo telefone (21) 3436-9000.

Para fazer o cadastramento, o eleitor deverá levar documento de identidade oficial e um comprovante de residência, como conta de luz, água ou correspondência expedida por pessoa jurídica (como, por exemplo, instituições bancárias ou de crédito, tevê por assinatura ou a cabo, empresas e órgãos públicos, entre outras), desde que emitido até três meses antes da data do atendimento.

O cadastramento, que vai até 9 de dezembro deste ano, é obrigatório para os mais de 85 mil eleitores de Rio das Ostras, inclusive aqueles cujo voto é facultativo, como os menores de 18 anos, os maiores de 70 anos e os analfabetos. Só estão dispensados aqueles que já tiveram seus dados biométricos coletados pela zona eleitoral do município e os que tiverem registrado em seu histórico no cadastro eleitoral o código indicativo de deficiência que impossibilite ou torne extremamente oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais.

No dia da eleição, ele será identificado em sua seção eleitoral por meio da impressão digital, e o sistema biométrico irá liberar a urna eletrônica para votação. No estado do Rio, os municípios de Búzios e Niterói já tinham realizado o cadastramento biométrico obrigatório dos eleitores. Maricá e São Gonçalo começaram a fazer também, mas, de forma facultativa. Não há previsão nestas cidades de quando a eleição será com biometria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *