Eleições UFF: “Dar funcionamento ao Cinema Icaraí é prioridade”

Wellington Serrano –

Na terceira reportagem da série de matérias sobre as eleições na Universidade Federal Fluminense, o ex-reitor Roberto Salles será o entrevistado. Ele, que é candidato da Chapa 2, tem como vice o professor Wainer. Com o slogan “Uma Universidade de todos e para todos”, garante que vai tirar a Universidade “do atoleiro” e lutar até ao Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir as conquistas. Salles foi reitor da UFF por dois mandatos (2006-2010 e 2010-2014), tendo participado da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior), focado nas discussões sobre inclusão social que resultaram na criação do PNAES (Programa Nacional de Assistência Estudantil). Atuou na comissão sobre os Colégios de Aplicação, o que levou o MEC a dotar a UFF com vagas permanentes de docentes para nosso Colégio Universitário Geraldo Reis.

A TRIBUNA – Como está a campanha?
Roberto Salles – Dentro da mais pura sinceridade. O nosso estilo, dentro das duas primeiras gestões, foi de conversa aberta com a comunidade de tudo que fizemos e faremos. Nunca vamos prometer nada que não possamos cumprir, mostro o que fiz no passado e que vou fazer no futuro.

AT – Quais as propostas?
RS – Temos cinco diretrizes: consolidação da UFF, transparência total, o PDI (Pano de Desenvolvimento Institucional) será nosso carro-chefe, sustentabilidade/inovação e empreendedorismo. Vamos valorizar muito o ensino, pesquisa e extensão, o ensino de graduação e de pós e também a assistência em decorrência deste tripé.

AT – O que vai fazer para a manutenção do Meio Ambiente?
RS – A luta continua no Morro do Gragoatá. Estamos firmes e fortes interessados na área e não aceitamos que a atual gestão entregue o local para as empreiteiras. Por isso, já comunicamos a comunidade que vamos demitir o atual procurador e vamos nomear outro que defenda os interesses da Universidade.

AT – O que vai fazer pela política cultural?
RS – Dar funcionamento ao Cinema Icaraí. Era a nossa prioridade de verdade ao contrário da atual gestão que prometeu através da imprensa e não fez nada. Já estamos cuidando novamente e vamos fazer do cinema um espaço cultural que funcione. Fiz um cinema novo na reitoria que se chama Cinema Nelson Pereira dos Santos que foi reformado junto com o Centro de Artes.

AT – Qual seu plano para o Hospital Universitário?
RS – Vou exonerar a Ebserh no primeiro dia de serviço, depois fazer um diagnóstico da atual situação do Huap; Rediscutir o contrato de adesão à empresa, reavaliando os reais benefícios para o hospital e garantir o seu perfil acadêmico como agente formador de recursos humanos para a sociedade; Rediscutir a adesão à Ebserh quanto à política de recursos humanos, visto que a expansão em infraestrutura feita ao longo dos anos, implica em ampliação do quadro de pessoal; Avaliar a situação dos servidores técnicos administrativos da UFF em relação à Ebserh, protegendo e garantindo a situação jurídica conquistada na UFF, assegurando aos técnicos administrativos do Huap todos os direitos e vantagens estabelecidas nas Leis sobre Planos de Carreiras dos Cargos Técnicos Administrativos em Educação; Acatar os resultados de consultas para a escolha das direções e chefias do Hospital Universitário Antonio Pedro por parte de sua comunidade em áreas específicas e garantir que o Huap continue cumprindo o seu papel social junto à população, ou seja, que continue público, gratuito e 100% SUS.

AT – O que sua gestão fará para a expansão da UFF?
RS – Vamos continuar levando a Universidade para o interior. Graças a nossa atuação finalmente, através do Ministério Público, conseguimos fazer com que o poder municipal e a Câmara de Macaé construam o prédio para a sede da UFF na cidade. Conseguimos a ampliação de vários cursos em Campos, Pádua, Volta Redonda, Angra dos Rei e Friburgo. Na nossa expansão vamos levar ensino para o interior. Isso significa a inclusão de pessoas que não tinha condições de estudar em uma Universidade.

AT – Considerações finais
RS – Queríamos que todos votassem na chapa 2. É muito importante o comparecimento e peço para que as pessoas visitem a nossa página no Facebook. Estamos esperando a sua opinião, criticas e espero que compartilhem. Tenho orgulho em ter sido aluno, bolsista de trabalho e reitor, quero voltar para continuar sendo leal a essa instituição, sou grato por tudo que a UFF fez por mim. Lugar de reitor é em Brasília para captar recursos e podem contar comigo para isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + catorze =