Eleições 2018: Gabinete de Gestão de Crise no Rio funcionará também no 2° turno

A Coalizão Eleitoral decidiu nesta quarta-feira (17) que, a exemplo do primeiro turno, todo o processo de segurança da votação no próximo dia 28 será acompanhado por representantes de várias agências reunidos no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova. Vão ser instalados o Gabinete de Gestão de Crise (GGC), o Centro Integrado de Operações Coordenadas (CIOC) e a Central de Inteligência.

No encontro, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Carlos Eduardo da Fonseca Passos, fez uma avaliação bem positiva da atuação das forças de segurança no primeiro turno. “O ponto alto das Eleições 2018 no Rio foi a segurança. Não houve registro de incidente”, afirmou o magistrado, durante a sétima e última reunião programada no CICC, antes do segundo turno.

“O ambiente eleitoral no Rio de Janeiro, sob intervenção federal na área de Segurança Pública, tem sido de tranquilidade. A Coalizão tem nos permitido trabalhar preventivamente e de forma integrada entre vários órgãos a fim de apoiar a fiscalização eleitoral e a obtenção de provas robustas capazes de caracterizar a prática de crime eleitoral”, declarou o secretário de Estado de Segurança, Richard Nunes.

A Coalizão Eleitoral é um comitê de ação integrada liderado pelo presidente do TRE-RJ e formado também pela Procuradoria Regional Eleitoral, Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Forças Armadas e instituições ligadas à segurança pública, como a Secretaria de Estado de Segurança, a Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Federal e as polícias Civil e Militar.

O TRE-RJ orienta os eleitores a consultarem seus locais de votação por meio do site do Tribunal. O eleitor deve ficar atento para a ordem de votação: primeiro escolhe o governador, depois o presidente. Há três municípios (Aperibé, Laje de Muriaé e Mangaratiba) que vão eleger também o prefeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *