Eleição para conselheiros tutelares acontece domingo em Niterói

Pedro Conforte –

Neste domingo acontece a eleição para escolher os novos conselheiros tutelares de Niterói. Todos os eleitores da cidade estão aptos a escolher entre os cerca de 50 candidatos que irão defender e proteger as crianças e adolescentes. Serão 38 locais de votação, que acontece de 9h às 17h.
Foi decidido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio que em cidades com mais de 200 mil eleitores, serão utilizadas eletrônicas, como é o caso de Niterói. O Ministério Público Estadual fará a fiscalização de todo o processo. Em Niterói, 52 candidatos se inscreveram para concorrer, mas três não participaram da avaliação psicológica e outros três foram considerados inaptos. O restante irá concorrer a vagas para os cargos nas regiões Centro-Sul, Região Oceânica e Região Norte.

O Conselho Tutelar foi criado para zelar pelos direitos das crianças e adolescentes, ou seja, tendo como atribuições atender e aconselhar pais e responsáveis na aplicação das medidas previstas do Estatuto assim como apresentar à Justiça casos de descumprimento da lei, entre outras funções específicas.

Quem pode votar
Para escolher um conselheiro, no dia da votação o eleitor deve ter em mãos o título eleitoral e um documento de identidade. É recomendado que o eleitor também leve o comprovante que votou na última eleição, para agilizar a identificação de sua zona e seção eleitoral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *