El Niño deve deixar outono mais quente

Depois de um verão de temperaturas altas, chega ao fim a estação mais quente do ano. A partir das 18h58min de hoje o outono chega prometendo aliviar o ‘calorão’, mas por conta do fenômeno El Niño, as temperaturas devem continuar acima da média. Mesmo com menor intensidade, o El Niño vai influenciar a chuva e a temperatura. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é uma estação considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco.

Uma das principais características do outono na Região Sudeste é a redução da frequência e do volume médio de chuva. Segundo o relatório do Inmet, há uma probabilidade superior a 70%, que o início do outono de 2019 seja marcado pela atuação do fenômeno El Niño, de fraca intensidade, até o início do inverno. Por conta disso, o outono terá temperaturas mais quentes que de costume. Para aqueles que esperam tirar o casaco do armário, a onda de frio deve chegar apenas na primeira quinzena de maio.

“Espera-se que as massas de ar frio passem com maior frequência pela Região Sudeste somente a partir de maio, porém a previsão é de temperaturas acima da média”, esclareceu o Inmet em seu relatório sobre o outono.

Durante esta estação, observam-se as primeiras formações de fenômenos adversos como nevoeiros e geadas. Outra previsão é que os temporais irão diminuir no Estado durante o mês de abril. Segundo os meteorologistas, as chuvas de maio e de junho ficam próximas da média no Rio.
Os primeiros dias de outono, em Niterói, serão marcados pelo tempo fechado e temperaturas amenas. Hoje, os termômetros não passarão de 29ºC. Na sexta-feira, a máxima cai ainda mais, para 23ºC. Até o fim de semana, o céu ficará encoberto, com chances de chuva a qualquer hora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *