Economia milionária após transporte gratuito

Um ano após a Empresa Pública de Transportes (EPT) assumir a operação das linhas que eram de responsabilidade da Viação Costa Leste (proibida de circular em abril de 2017 por descumprimento contratual) a população de Maricá se mostra satisfeita com a significativa melhora no transporte público gratuito da cidade.

Os usuários ainda reivindicam melhorias, mas garantem que a mobilidade urbana; a frota nova, a qualidade e a limpeza dos veículos; os trajetos; o cumprimento de horários e o fato do serviço ser “tarifa zero” fazem dos Vermelhinhos uma modalidade de transporte essencial principalmente para os moradores de baixa renda. No último fim de semana, a autarquia também deu mais um passo em direção à melhoria, com a entrada em operação da nova base de apoio do Caxito, onde toda a frota passou a ficar guardada. Além de amplo, o local tem também as facilidades necessárias à realização das manutenções periódicas, outra prioridade para a Prefeitura.

“No próximo dia 14 completaremos um ano do retorno do Vermelhinho e nesta segunda batemos a casa de três milhões de passagens registradas ao longo desse período, o que por si só, já é motivo para comemorar”, afirma o presidente da EPT, André Azeredo.

O número representa uma economia para a população de R$ 8,1 milhões no ano, considerando o valor da tarifa municipal de R$ 2,70. “Atualmente a frota possui 38 carros, sendo que três estão em fase de licitação para começarem a circular. Hoje o nosso efetivo conta com 84 motoristas”, enumerou.

Sobre os horários das linhas, André Azeredo garantiu que os Vermelhinhos circulam pela cidade das 04h20min até 00h30min, com alguns horários especiais devido a particularidades de algumas regiões. Segundo o presidente da EPT, estratégias estão sendo pensadas e em breve serão colocadas em prática com o objetivo de melhorar os horários das linhas e diminuir os atrasos. “Em dias úteis são 19 carros circulando pelo município, mas esse número deve aumentar para 21 com a inauguração de mais duas linhas que são Centro/Circular e Centro/Itapeba”, adiantou. “Também estamos construindo uma garagem aqui mesmo no Caxito que será utilizada para guardar os carros, realizar manutenção e limpeza. Essa garagem terá uma estrutura, um espaço maior, para que os carros estejam protegidos, bem estacionados e recebam todos os cuidados necessários de segurança e manutenção”, garantiu André Azeredo. Vale lembrar que devido às suas dimensões geográficas (Maricá tem 362 km²), as linhas costumam ter itinerários que demandam mais tempo para serem percorridos.

Usuários dos Vermelhinhos aprovaram o conforto, a segurança e a acessibilidade dos carros que circulam no município. Outra característica elogiada pela população foi em relação à conservação da frota. A estudante Bruna da Silva Moreira, de 17 anos, contou que vai para a escola todos os dias de Vermelhinho e desde que a linha Centro/Bambuí voltou a circular nunca mais chegou atrasada nas aulas. “Quando o ônibus era da empresa antiga vivia quebrando no caminho, inclusive perdi aulas por conta dos atrasos. Minha opção era pegar van, mas o custo ficava alto. Algumas vezes fui barrada na escola porque o portão já estava fechado e quase perdi o ano. A partir do retorno dos Vermelhinhos isso nunca mais aconteceu”, relatou Bruna. “O Vermelhinho é muito bom não só para mim, mas também porque ajuda a pessoas que de fato passam por necessidades, pessoas que não estão empregadas, por exemplo”, avaliou.

A auxiliar de limpeza Maria Pereira, de 53 anos, moradora de Cordeirinho, contou que se não fosse o programa de Tarifa Zero não teria condições de arcar com as passagens diariamente. “Minha única insatisfação é em relação aos horários de saída dos carros, mas ainda assim é muito melhor do que na época da Costa Leste”, comparou Maria.

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