Domingos de Ramos abre comemorações da Semana Santa

A missa de Domingo de Ramos, às 8h30min, com a Santa Missa na Capela São Jorge, na Rua Alcides Figueiredo, 16, no Centro, abriu as comemorações da Semana Santa em Niterói. Ela foi celebrada pelo arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, e pelo bispo auxiliar, Dom Luiz Antônio. Em seguida, houve a procissão de Ramos, saindo do local e até a Catedral São João Batista, em frente ao Jardim São João, no mesmo bairro. Segundo a Arquidiocese de Niterói, a Semana Santa traz momentos de recolhimento, celebração e reflexão, sobre aquele que foi o maior ato de amor pela humanidade, marcando período mais importante para os cristãos. Em todas as 86 paróquias, incluídas as militares da Arquidiocese, haverá celebrações próprias da Semana Santa durante todo o período.

O Domingo de Ramos é uma festa cristã móvel, celebrada no domingo anterior ao da Páscoa. Comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.
Na terça-feira (27), às 19h30min, haverá a Missa dos Santos Óleos (Missa do Crisma), no ginásio do Colégio Salesiano, em Santa Rosa. Nela, os padres da Arquidiocese, junto com o arcebispo, renovam as promessas sacerdotais. Na liturgia da Igreja, há três óleos: Óleo dos Enfermos, Óleo dos Catecúmenos e Óleo do Santo Crisma. Os dois primeiros são abençoados e o terceiro é consagrado pelo arcebispo ou bispo, com todo o seu presbitério. No dia seguinte, às 19h, tem a procissão do encontro, no Campo de São Bento, em Icaraí.

Na Quinta-feira Santa, os fiéis participam da tradicional Missa da Ceia do Senhor – Lava-Pés. O arcebispo presidirá a celebração, às 20h, na Catedral São João Batista, no Centro. A cerimônia lembra o momento em que Jesus estava reunido com os apóstolos, antes de ser preso. Na ocasião, foram instituídos a Eucaristia e o ministério sacerdotal. Dom José repetirá o gesto de humildade de Jesus, lavará e beijará os pés de 12 pessoas. Em seguida, os fiéis seguem a Procissão do Senhor Morto, que percorrerá as ruas do Centro. No mesmo dia, Dom Ricci presidirá o Sermão das Sete Palavras, na Paróquia de São Judas Tadeu, em Icaraí, às 18h.

No Sábado de Aleluia, a Igreja vivencia a espera da ressurreição de Jesus. A partir das 20h, na Catedral, os católicos participam da Vigília Pascal. A celebração começa pela bênção do fogo e do Círio Pascal, uma grande vela que representa a luz do Cristo ressuscitado.

No Domingo de Páscoa e Ressurreição, haverá missas às 7h, 10h e 18h30min na Catedral e às 8h30min na Capela São Jorge.

Via Sacra
Também conhecida como Via Crúcis, significa ‘Caminho da Cruz’ e corresponde ao trajeto percorrido por Jesus carregando a cruz desde Pretório até o Monte Calvário. Na liturgia, consiste na prática devocional na qual os fiéis percorrem, mentalmente e por orações, o percurso de Cristo a carregar a cruz, meditando na Paixão de Cristo. O número de estações, passos ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de 14 estações.

O Papa João Paulo II sugeriu que fosse criada a 15ª estação para recordar a ressurreição de Jesus, embora esta seja opcional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 6 =