Imagem Principal
Imagem
Documentário celebra os 80 anos de Nara Leão e é sucesso de público e crítica
Documentário celebra os 80 anos de Nara Leão e é sucesso de público e crítica
Foto do autor A Tribuna A Tribuna
Por: A Tribuna Data da Publicação: 11 de janeiro de 2022FacebookTwitterInstagram
Imagem

A vida da musa da Bossa Nova, icônica cantora e compositora Nara Leão é contada pela minissérie documental ‘O Canto Livre de Nara Leão’, que está na plataforma de streaming Globoplay.

No dia 19 de janeiro Nara completaria 80 anos. De acordo com a Vogue, muitas vezes citada como musa da bossa nova, Nara foi “a própria bossa nova”, como afirma na série o produtor musical Roberto Menescal, que viu o movimento surgir junto com a carreira de Nara e grandes nomes como João Gilberto, Tom Jobim, Edu Lobo e Chico Buarque.

Sucesso de público e crítica, o documentário mostra imagens, fotos e arquivos ainda inéditos ao público, como a primeira apresentação de Nara, além de entrevistas, registros de acervo pessoal e revisita os lugares onde a cantora marcou presença como a casa de seus pais, na praia de Copacabana, fundamental para receber festas e serestas dos jovens que fizeram a bossa nova acontecer. Além de relembrar os principais momentos quando a cantora carioca rompeu preconceitos na música brasileira, confrontou a ditadura militar com obras de protesto e pavimentou os caminhos às mulheres na música.

Dirigida por Renato Terra, a série é dividida em cinco episódios e conta com depoimentos de Chico Buarque, Roberto Menescal, Paulinho da Viola, Maria Bethânia, Edu Lobo, Dori Caymmi, Marieta Severo, Fagner e outros nomes da cena artística. Cacá Diegues, casado com Nara por mais de uma década, deu um íntimo depoimento sobre a relação. Filha do casal, Isabel Diegues também participa da produção, com seu depoimento e como consultora do documentário.

Relacionadas