Doações para Catedral serão eternizadas em vitral

Wellington Serrano –

A Nova Catedral de São João Batista, que está sendo construída e passa por testes de integridade das estacas, blocos, vigas e laje, para no começo do ano que vem começar a ser erguida, tem prazo de conclusão previsto para 2020. O projeto, que integra o Caminho Niemeyer, está com um quinto das obras prontas. Para garantir o restante da construção, um investimento em torno de R$ 49 milhões, a Arquidiocese de Niterói lançou a campanha ‘Caminho da Gratidão’, na qual os doadores poderão deixar uma mensagem de fé, que será imortalizada num vitral ao redor da nave da catedral.

O monumento, que terá 75 metros de altura e capacidade para mensagens de cinco mil pessoas, será dedicado a grandes eventos e celebrações e sediará as pastorais da Criança, Carcerária e de Moradores de Rua. Com a conclusão da fundação, prevista para o fim do ano, a expectativa é que o monumento já comece a ser erguido em 2019.

A Arquidiocese divulga nas paróquias panfletos para estimular a doação. As pessoas que vão às missas e participam das pastorais são as mais engajadas em ajudar com o valor de R$ 100 mensais por 30 meses, que pode ser pago por cartão ou boleto bancário. Segundo Adriano Carneiro, da equipe do projeto, mais de 400 pessoas já aderiram e vão deixar mensagens eternas no local.

“As placas de cristal formarão um lindo vitral, um mosaico de histórias personalizadas que ficarão para sempre gravadas em nossa Nova Catedral. Um local dedicado às famílias que fizeram parte da obra por meio de suas doações e orações, bem como aos seus santos de devoção que tanto ajudaram a construir a Igreja. Um espaço sagrado que enfatiza o poder da fé em obra e ação, trazendo mais alma e espiritualidade, e nos conectando como um só corpo em torno da realização desse projeto”, disse Carneiro.

Segundo informações, as placas podem ser dedicadas à família do doador, pais, filhos, ao santo de devoção, ou em agradecimento por uma graça alcançada. “A participação no Caminho da Gratidão pode ser individual ou em grupo (amigos, familiares, pastorais ou movimentos)”, destaca a assessoria de imprensa da Arquidiocese que divulga o site http://caminhodagratidao.com.br, para quem quer fazer parte do caminho da Gratidão.
A Arquidiocese destaca que a catedral tem uma função muito grande na questão da evangelização. “Está sendo construído num lugar privilegiado onde passam muitas pessoas, que poderão receber o sacramento, principal motivo da igreja. Teremos ainda um anexo para uma sacristia, capela do Santíssimo, espaço cultural multiuso para exposições e eventos, arquivo histórico, museu de arte sacra, ossuário e livraria com lanchonete e será um ponto turístico pela importância das obras de Niemeyer”, ressaltou em nota.

“Eu contribuo para esta obra de fé”
Recentemente a Arquidiocese de Niterói lançou também a campanha “eu contribuo para esta obra de fé”, mais uma forma de agradecer aos fiéis que contribuem com o projeto e também dar visibilidade aos doadores. Os vídeos, de até 30 segundos, podem ser enviados pelo WhatsApp (21) 98485-2521 e os selecionados serão publicados às sextas-feiras na página da Arquidiocese de Niterói no Youtube.
As informações a respeito do projeto ou sobre as campanhas para doação podem ser obtidas na página novacatedral.com ou no número (21) 3602-1700.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *