Disputados e tão próximos

Geovanne Mendes

Dois bairros vizinhos e duas realidades bem distintas, pelo menos quando o assunto é o preço do metro quadrado na hora de comprar um apartamento padrão usado. Ambos os bairros são badalados, com belíssimos edifícios, porém no mais famoso dos bairros da Zona Sul o valor de um apartamento é bem mais valorizado do que no vizinho Ingá.

Todo esse questionamento vem ao se analisar uma pesquisa feita pelo Sindicato da Habitação do Rio de Janeiro (Secovi-Rio), divulgada esta semana. O sindicato selecionou três ruas de Icaraí (Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres, Rua Dr. Tavares de Macedo e Rua Mem de Sá) e também foram pesquisadas três ruas do Ingá (Praia João Caetano, Rua Dr. Pereira Nunes e Rua Presidente Pedreira).

A variação chegou a 6,68% quando se comparou o ponto mais caro de Icaraí que é a Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres – com o custo de R$ 10.402 m² – e a Praia João Caetano, com apartamento tendo o seu m² sendo negociado a R$ 9.751.

Para o vice-presidente do Secovi-Rio, Leonardo Schneider, essa variação de preço acaba se tornando normal e uma tendência sadia do mercado imobiliário, já que Icaraí é um bairro consagrado e com inúmeros atrativos comerciais que o tornam ainda mais atraente e disputado.
Para Leonardo, o bairro do Ingá é um ótimo lugar para investimentos, porém Icaraí já se tornou uma marca internacional, inclusive, com uma vida comercial muito agitada, com lojas renomadas, restaurantes, ao contrário do Ingá, que tem uma vida muito mais focada para residências.

“Eu acho que além de todo o aspecto de infraestrutura, vamos esbarrar também no quesito de segurança pública, já que no Ingá verifica-se uma maior escalada na violência, diferenciando da famosa Icaraí”, acrescenta.

Moradora da Praia João Caetano, no Ingá, a aposentada Iracema Oliveira adora o bairro, mesmo sem ter muitas opções de bares e restaurantes por perto, tendo que muitas das vezes se encaminhar ao bairro vizinho. Ela garante que não troca o seu bairro por nada.

“Eu moro aqui há 10 anos, amo a minha vista e amo a minha casa, não troco o meu apartamento por nenhum outro de Icaraí. Acho o bairro muito agradável, aconchegante e seguro, nunca tive problemas. Além disso, fujo do tumulto que é o bairro de Icaraí, o Ingá sem dúvidas é um lugar muito gostoso pra se viver, não importa pra mim a diferença no preço do metro quadrado”, explicou a aposentada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + dezenove =