Dia Nacional do Café marca o consumo da bebida no Brasil

Raquel Morais –

Ele pode ser tomado quente ou frio. Puro ou misturado. Adoçado ou não. Estamos falando de quem? De uma das bebidas mais consumidas em todo o país: o café. Ao longo dos séculos ele foi sendo desenvolvido e ganhando novas formas de consumo. Hoje é encontrado nas formas mais tradicionais, desde o famoso ‘pretinho’ até mais sofisticados, como drinks com chocolate e sorvete. E a importância é tanta que ganhou um dia só para ele: 24 de maio é o Dia Nacional do Café.

O barista Bruno Nascimento, de 38 anos, formou-se pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) e hoje conseguiu abrir sua cafeteria no Centro de Niterói. Ele explica que a bebida ajuda o sistema nervoso a trabalhar melhor, além de ser estimulante.

“Ao longo de anos o consumo do café teve variações até chegar o que temos hoje. A história do café é muito rica e no Brasil o consumo ganhou o gosto das pessoas. “Os clientes aumentaram as exigências do tipo de grão e elevou, com isso, a experiência sensorial e olfativa. As cafeterias estão tendo que variar as formas de extração desse café e os tipos, desde o clássico café preto até os drinks”, explicou o dono da cafeteria Terra Prometida, que vende em sua maioria o famoso café expresso por R$ 5.

No Waffle Stores, do Plaza Shopping, o queridinho do público é servido gelado. A bebida tem como base o café expresso arábico Tassinari e leva sorvete de creme, chocolate em pó, calda de chocolate e chantilly. A delícia gelada é vendida por R$ 19,50. “A venda do café é feita em todos os horários da loja. As pessoas gostam de tomar de manhã para despertar, depois do almoço e até mesmo a noite. É uma paixão” explicou o empresário David Fernandes.

O Dia Nacional do Café é celebrado em 24 de maio no Brasil, mas tem uma data internacional também, 14 de abril. Por aqui, a data foi incluída no Calendário de Eventos do Brasil em 2005, por iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). No Brasil, o Dia do Café relembra o início das grandes plantações cafeeiras no país, responsáveis por representar um importante período histórico para o desenvolvimento da economia e sociedade brasileira. De acordo com dados da associação aproximadamente nove em cada 10 brasileiros com mais de 15 anos consomem café. Seja ele carioca, capuccino, expresso ou americano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + 9 =