Dia Nacional do Café marca o consumo da bebida no Brasil
Raquel Morais –
Ele pode ser tomado quente ou frio. Puro ou misturado. Adoçado ou não. Estamos falando de quem? De uma das bebidas mais consumidas em todo o país: o café. Ao longo dos séculos ele foi sendo desenvolvido e ganhando novas formas de consumo. Hoje é encontrado nas formas mais tradicionais, desde o famoso ‘pretinho’ até mais sofisticados, como drinks com chocolate e sorvete. E a importância é tanta que ganhou um dia só para ele: 24 de maio é o Dia Nacional do Café.
O barista Bruno Nascimento, de 38 anos, formou-se pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) e hoje conseguiu abrir sua cafeteria no Centro de Niterói. Ele explica que a bebida ajuda o sistema nervoso a trabalhar melhor, além de ser estimulante.
“Ao longo de anos o consumo do café teve variações até chegar o que temos hoje. A história do café é muito rica e no Brasil o consumo ganhou o gosto das pessoas. “Os clientes aumentaram as exigências do tipo de grão e elevou, com isso, a experiência sensorial e olfativa. As cafeterias estão tendo que variar as formas de extração desse café e os tipos, desde o clássico café preto até os drinks”, explicou o dono da cafeteria Terra Prometida, que vende em sua maioria o famoso café expresso por R$ 5.
No Waffle Stores, do Plaza Shopping, o queridinho do público é servido gelado. A bebida tem como base o café expresso arábico Tassinari e leva sorvete de creme, chocolate em pó, calda de chocolate e chantilly. A delícia gelada é vendida por R$ 19,50. “A venda do café é feita em todos os horários da loja. As pessoas gostam de tomar de manhã para despertar, depois do almoço e até mesmo a noite. É uma paixão” explicou o empresário David Fernandes.
O Dia Nacional do Café é celebrado em 24 de maio no Brasil, mas tem uma data internacional também, 14 de abril. Por aqui, a data foi incluída no Calendário de Eventos do Brasil em 2005, por iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). No Brasil, o Dia do Café relembra o início das grandes plantações cafeeiras no país, responsáveis por representar um importante período histórico para o desenvolvimento da economia e sociedade brasileira. De acordo com dados da associação aproximadamente nove em cada 10 brasileiros com mais de 15 anos consomem café. Seja ele carioca, capuccino, expresso ou americano.