Dia Mundial do Meio Ambiente será celebrado em Niterói

Raquel Morais

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, realizado no próximo dia 5, algumas ações vão mobilizar grupos atividades e especialistas em Niterói. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) vai limpar um rio na área de restinga da Lagoa de Itaipu neste sábado, a Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade da Câmara Municipal vai fazer o replantio, no domingo, de mudas no canal Canto do Rio, em Icaraí, e promove abraço à lagoa e caminhada em Camboinhas.

No sábado, o Inea fez uma parceria com o Projeto Se Liga e vai atuar na restinga da Laguna de Itaipu. O encontro está marcado para as 8h em frente ao Colégio Municipal Dario Castelo, na Rua Professora Alice Picanço, 591, em Itaipu. O Rio João Mendes receberá um mutirão de limpeza feito pelas equipes do Inea, com parceria de escoteiros. Também haverá o plantio de 300 mudas, que foram cultivadas no Horto Florestal de Guaratiba, administrado pelo instituto. “O trabalho é muito importante porque, além da limpeza dos rios, há conscientização de crianças e jovens que vão participar do mutirão. Durante o evento, vamos falar da importância do descarte correto do lixo”, declarou Paulo Cunha, superintendente regional da Baía de Guanabara.

Já o canal Canto do Rio fica no final da praia de Icaraí e desemboca no mar. O ponto de encontro será domingo, a partir das 9h, em frente à Igreja São Judas Tadeu. Serão plantadas aproximadamente 50 mudas de árvores nativas, entre aroeiras, pitangueiras e araçás. E também será feito um mutirão de limpeza na encosta e faixa de areia. “O ato será em um único dia, mas a conscientização vai ficar para sempre. Por isso, a importância em realizá-lo. A Câmara de Niterói tem buscado legislar em consonância a isso. Ainda assim, precisamos avançar mais. Como presidente da Comissão de Meio Ambiente, tenho ouvido muitas instituições envolvidas com o tema para juntos fazermos de Niterói uma cidade verdadeiramente sustentável. Vamos trabalhar para isso”, comentou o vereador Bruno Lessa.

“A iniciativa de revitalização do Canto do Rio é significativa porque resgata o valor histórico, paisagístico e ambiental do local, hoje abandonado pelo poder público e entregue a usuários de drogas e marginais. Com essa ação ambiental, vamos fazer a orla de Icaraí voltar a sorrir”, apontou Gerhard Sardo, ativista ecológico.

Outras entidades, como a Coalizão Salve Lagoas, além de instituições ambientalistas e associações de moradores da Região Oceânica, associação de pescadores, Comitê Lagunar Itaipu Piratininga (Clip), associações esportivas e voluntários vão fazer uma caminhada pela preservação da Lagoa de Itaipu e do Parque da Tiririca. O evento será no sábado, a partir das 9h, e o ponto de encontro será no primeiro quiosque do canto direito da Praia de Camboinhas (ao lado da Praia do Sossego). Às 10h terá início da caminhada pelo calçadão de Camboinhas, às 11h está marcada a chegada no Canal de Itaipu, o plantio e o abraço à Lagoa. Às 12h30min haverá a travessia do canal e caminhada até a Vila dos Pescadores de Itaipu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + 1 =