Dia Mundial do Idoso é celebrado em Niterói

Wellington Serrano –

A Secretaria Municipal do Idoso de Niterói vai promover vários eventos em celebração ao Dia Mundial do Idoso, comemorado hoje, na Câmara dos Vereadores e no bairro de São Francisco. Segundo o secretário, Beto Saad, diversas atividades serão realizadas durante esse mês com a participação de idosos, acompanhantes e profissionais de saúde do município. “O objetivo é acolher e homenagear os idosos da região, estimulando a busca pelo envelhecimento saudável”, declarou Saad ao falar do início da programação.

Segundo ele, a data é importante para a saúde porque traz a conscientização e a valorização da população idosa.

“Instituído pela ONU, o Dia Mundial do Idoso é uma data para conscientização da nossa sociedade, no sentido de acolher cada vez mais a pessoa idosa que é tão necessária, enriquecida de conhecimento e sabedoria. Por isso, esse dia é importante para atingirmos todas as áreas da sociedade’’, afirmou, dando detalhes da programação:

“Hoje à tarde teremos palestra sobre envelhecimento saudável, às 14h, na Câmara dos Vereadores, e seresta, às 17h, na Sala Carlos Couto. À noite, às 20h, na Casa da Amizade, teremos a palestra ‘Saber viver’, com Waldenyr de Bragança”, afirmou.

Segundo Beto, a ideia é movimentar e fazer a inclusão do idoso.

“São 96 mil na cidade, quase 20% da população, que vão estar comemorando também os 16 anos do Estatuto do Idoso”, disse o secretário.

De hoje até domingo haverá diversas ações. Amanhã, às 9 horas no Posto de Saúde do Maravista, acontecerá a palestra Câncer e mama – mitos e verdades, com a doutora Thereza Cypreste, panfletagem na Policlínica Malu Sampaio e manhã de palestras sobre Saúde e da Beleza no Projeto Saber Viver. Na quinta-feira, às 9h, será a vez do Projeto Dançando com Você, em Santa Bárbara. A doutora Thereza Cypreste vai estar no local e à tarde, às 14h, será a vez da psicóloga Thatiana Milchense falar sobre câncer de mama no Cras do Centro, na Rua Coronel Gomes Machado, 259.

Entre os dias 7 e 12, haverá o tradicional Projeto Gugu, no Largo do Marrão. Também haverá na Anhanguera um curso de enfermagem, com aferição de pressão e orientações sobre doenças cardiovasculares; com panfletagem sobre a Saúde do Idoso. Haverá ainda distribuição de sal de ervas no Restaurante Popular; oficina de Finanças Pessoais; e Piquinique do Point do Idoso no Campo do São Bento.

O secretário afirma que o objetivo das ações é melhorar e trabalhar o envelhecimento saudável.

“Sabemos que a medida em que vamos envelhecendo temos que nos proteger, procurar as unidades de saúde para cuidar do nosso coração, nossa cabeça, tratar de toda nossa estrutura física para que haja uma velhice com qualidade. Devemos envelhecer como nós estamos agora, participando, brincando, dançando, curtindo a vida, desenvolvendo as coisas boas, isso é o que vale’’, destacou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *