Dia do comerciário mostra a força da classe

Nesta segunda-feira (16) é comemorado no Estado o Dia do Comerciário ou Dia do Comércio, mas oficialmente a data é 30 de outubro em todo Brasil. No Rio de Janeiro o feriado é celebrado na terceira segunda-feira de outubro. A data é considerada uma vitória histórica da classe dos comerciantes por melhores condições de trabalho. Em Niterói, são cerca de 40 mil comerciários atuando na cidade.

“Esta data mostra a força do comércio, porque apesar dos bancos e outros serviços funcionarem a cidade fica vazia, diferente outros pontos facultativos, como foi na sexta (13), quando o comércio abriu e movimentou a cidade. É uma data tradicional e de muita adesão”, comentou Fabiano Gonçalves, presidente da CDL Niterói.

Oficialmente, esta data foi instituída a partir do decreto de lei nº 12.790, de 14 de março de 2013. O comerciário é o profissional que atua na área de vendas de produtos. No Brasil se celebra no dia que a classe conquistou em 1932 na mesma data (30 de outubro), a jornada de oito horas e também o direito de folgar aos domingos, substituído por uma folga semanal.

“Muitos tem seu primeiro emprego como comerciário, trabalhando no comércio. É uma profissão de respeito, que faz a pessoa amadurecer muito, já que ela tem que lidar com pessoas e adversidades do dia a dia. Quando era novo eu trabalhava em uma loja de roupa enquanto pagava meus estudos. Tenho muito respeito por meu primeiro emprego”, contou Augusto Silveira, de 56 anos.

“É um dia muito importante, é o dia do real descanso para toda a classe que trabalhou nos feriados, sábados e domingos. É o dia deles, ninguém interfere” lembrou Charbel Tauil, presidente do Sindilojas.

Em Niterói o comércio não abre nesta segunda-feira, o Plaza Shopping abre a partir do meio-dia até às 22 horas, mas apenas a praça de alimentação e o cinema. O Bay Market segue o mesmo horário, com a diferença que a área de alimentação fecha às 21 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × quatro =