Dia da Tontura – Tontura é facilmente confundida com labirintite

Dados da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) apontam que tontura é a segunda maior reclamação das pessoas quando o assunto é doença. A quantidade de reclamações sobre tontura chama atenção para um diagnóstico errôneo, em muitas vezes, a labirintite e pensando nesse problema nesse domingo (22) é celebrado o Dia da Tontura. Esse ano o slogan será “Pare de falar labirintite”e a data serve para desmistificar que toda tontura é sinônimo de labirintite.

“Na verdade, qualquer tontura ou sintoma de tontura são definidos como labirintite e o que queremos esclarecer é que nem sempre uma tontura trata-se de uma labirintite”, explicou Anna Paula Batista de Ávila Pires, otorrinolaringologista e especialista em Otoneurologia. Segundo a médica a labirintite ao pé da letra significa uma inflamação ou uma infecção do labirinto. Integrando o sistema vestibular localizado no ouvido interno de nossos corpos, o labirinto é um órgão sensorial que nos fornece noções de movimento.

A estudante Tamires Araújo, 24 anos, disse que foi diagnosticada pelo otorrino com labirintite há quatro anos. “Sempre tive uma espécie de vertigem quando desço escadas, principalmente a rolante. Certa vez eu desmaiei de tão tonta que fiquei e fui parar no hospital, daí comecei a investigar isso e fui diagnosticada. É uma sensação muito ruim e preciso me segurar em um corrimão ou pedir ajuda para alguém”, comentou a universitária. Além de escadas, deitar e levantar da cama muito rápido, abaixar para pegar algum objeto no chão e até mesmo olha para trás na rua são tarefas difícil para a jovem.

Muito além da labirintite dezenas de doenças têm a tontura como um dos sintomas como por exemplo: enxaqueca, vertigem postural paroxística benigna, doença de Menière, diabetes, hipertensão, hipoglicemia, colesterol e função tireoidiana descontrolada, consumo excessivo de cafeína e açúcar, e a realização de jejum prolongado, conforme listou a ABORL-CCF.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − quinze =