Dia da Mulher será amplamente comemorado

Hoje é comemorado o Dia Internacional da Mulher e em Niterói, São Gonçalo e Maricá o que não vão faltar são opções para discutir o tema: de debates, exposições de filmes e palestras até atividades físicas e shows. As atividades propostas vão acontecer de hoje até o dia 31.

Em Niterói, hoje às 8h, 40 servidoras da Prefeitura de Niterói vão receber um diploma que exalta a importância da presença feminina em todos os níveis do governo. Segundo nota da administração municipal, o Museu de Arte Contemporânea também será iluminado de lilás em homenagem às mulheres.

Ainda de acordo com cronograma, destacam-se a caminhada “Mulher. Nenhum Direito a Menos”, que será realizada no dia 16, às 17h, no Centro; o II Encontrão da Juventude, com o tema “Agora é que são elas”, no Horto do Fonseca, dia 19, de 9h às 17h; Ação Cidadã no Colégio Estadual Guilherme Briggs, dia 25, de 8h às 16h; entrega do prêmio Etienne Romeu, dia 27, às 18h, na Câmara dos Vereadores; debate sobre a Lei Maria da Penha na Escola Municipal Altivo César, dia 30, às 19h; e inauguração da Sala de Amamentação da Policlínica Carlos Antônio da Silva, no dia 31, de 9h às 13h.

Em São Gonçalo, a Praça Doutor Luiz Palmier, no Rodo, receberá ação de sensibilização, com o tema “As Mulheres Empreendedoras de São Gonçalo”. Também terá atendimento odontológico e orientação da Delegacia de Atendimento à Mulher Itinerante, além de atendimento psicossocial. O evento acontece das 9h às 16h.

Já em Maricá a homenagem começa a partir das 9h na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro, com atividades culturais, como dança. Também terá uma caminhada às 15h saindo da Praça Orlando de Barros Pimentel até a Conselheiro Macedo Soares. Na sexta-feira haverá shows com músicas compostas por mulheres e feitas para elas do projeto “Sob o Céu Sob o Sol de Maricá”, na mesma praça, a partir das 18h. A Prefeitura de Itaboraí não se manifestou sobre a programação do município até o fechamento dessa edição.

A Fundação Cultural e a Prefeitura de Casimiro de Abreu também vão realizar uma série de atividades. Na Casa de Cultura, na sede do município, as atividades começam às 9 horas com a apresentação do Trinca Lata, projeto da Secretaria de Assistência Social, aferição de pressão arterial e verificação de glicose. A Secretaria de Esportes realiza às 9h30min e às 14h uma aula de ginástica. Também haverá atendimento nas áreas de assistência social, nutrição e psicologia. Às 14h e às 18h30min, palestras levantam questões sobre a Saúde da Mulher e, a partir das 17 horas, um sarau musical trará a tona toda poesia e beleza encontrada nelas.

Em Barra de São João, o evento também começa a partir de 9 horas, com ginástica e serviços em saúde. Workshops gratuitos de maquiagem, penteado e manicure pretendem embelezar mais as musas casimirenses. Às 15h, haverá ainda uma palestra sobre a Saúde da Mulher, às 17h, tem início uma sessão especial do Cine Café, dedicada a elas, e às 19 horas um desfile de Moda feminina no salão principal do Museu.

É importante destacar que na sede e no segundo distrito a Secretaria de Trabalho e Renda terá estandes com balcão de informação e inscrição em cursos de capacitação, como Administração Rural – Licenciamento Ambiental das Atividades Rurais, Aposentadoria Rural, Apicultura Básica e Cultivo de Plantas Ornamentais. Para a inscrição, são necessários originais e cópias de Identidade, CPF, comprovante de residência e Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento. A Secretaria realizará ainda, em Barra de São João, emissão de Carteira de Trabalho.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 2778-1212 e 2774-5293.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + 8 =