Dia D de vacinação contra HPV e meningite acontece no sábado

O Dia D de vacinação contra HPV e meningite acontece neste sábado em todo município. Mas, quem quiser se imunizar antes dessa data, a aplicação acontece nas Estratégias Saúde da Família (ESFs), Casa da Vacina e no Pronto Socorro do Aeroporto. Devem se vacinar meninas (9 a 14 anos), meninos (11 a 14 anos) e soropositivos (9 a 26 anos). A vacinação será realizada até dia 21 de julho e a pessoa deve ficar atenta, pois tem que tomar outras doses do medicamento.

De acordo com informações da gerente em Vigilância em Saúde, Ana Paula Dalcin, a vacina para meninas e meninos é feita em duas doses com um intervalo de seis meses. Já para os soropositivos, são três doses com intervalo de dois meses. Ela ressalta que a vacina é uma forma de promover a saúde, pois os casos de neoplasias é a terceira causa de morte no país. “Nossa intenção é começar a prevenção cedo e não incentivar a relação sexual precoce”.

O HPV é um vírus que pode causar câncer do colo de útero e verrugas genitais. Ele é altamente contagioso e sua transmissão acontece principalmente pelo contato sexual. Além da vacina, a prevenção contra esse tipo de câncer é fazer o exame Papanicolau que identifica possíveis lesões precursoras do câncer que, tratadas precocemente, evitam o desenvolvimento da doença.

Os profissionais destacam que a vacina não protege contra outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). A vacina contra o HPV não apresenta efeitos colaterais. Em caso de dor no local, a recomendação é aplicar gelo. Febre baixa pode surgir como efeito colateral. Confira os postos de vacinação no site: www.macae.rj.gov.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 4 =