Dezembro Laranja: Casos de câncer de pele aumentam

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou que o câncer de pele tem mais de 90% de chances de cura quando descoberto no início. No mês do Dezembro Laranja a pasta, junto com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), está divulgando a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, que tem em média 180 mil casos novos por ano.

De acordo com a SES a campanha destaca que a exposição solar na infância é capaz de influenciar tanto no envelhecimento quanto no desenvolvimento do câncer de pele. Por isso, é importante que os pequenos tenham conhecimento, desde cedo, da necessidade de cuidar da pele a partir de hábitos de fotoproteção, que incluem usar de óculos de sol e blusas com proteção UV, bonés ou chapéus, preferir a sombra, evitar a exposição solar entre 9h e 15h e utilizar filtro solar com FPS igual ou superior a 30, reaplicado a cada duas horas ou sempre que houver contato com a água. Para os especialistas, a informação sobre a doença é fundamental para a queda no número de casos.

A Dra. Simone Stringhini, membro efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD), explicou sobre os cuidados com a doença. “Um dos maiores problemas é que o câncer de pele ainda é bastante negligenciado, em comparação aos demais tipos. Como tende a ser um câncer mais curável, as pessoas não tomam as devidas providências e isso é perigoso, pois o câncer de pele, muitas vezes, é uma doença silenciosa e que pode evoluir rapidamente sem o devido tratamento e acompanhamento”, ressaltou.

Dra. Simone Stringhini

Para o Estado do Rio de Janeiro são estimados 21.090 novos casos de Câncer de Pele não Melanoma (homens: 10.600 e mulheres: 10.490) para cada ano do triênio 2020-2022. Já na Cidade do Rio de Janeiro são estimados 10.090 novos casos de Câncer de Pele não Melanoma (homens: 5.110 e mulheres: 4.980) para o mesmo período. Em relação ao melanoma, a estimativa para o Estado do Rio de Janeiro é de 540 novos casos (Homens / Mulheres: 270) para cada ano do triênio 2020-2022. Na Cidade Maravilhosa se estima 270 novos casos de Câncer de Pele Melanoma (Homens / Mulheres: 130).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco − quatro =