Deslizamento em área de mineradora assusta moradores em cidade de Minas

Não bastasse os traumas causados pelas tragédias em Mariana, em 2015, e Brumadinho, em 2019, ambas em Minas Gerais, moradores da cidade de Sarzedo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, estão preocupado com o rompimento de um talude que aconteceu nesta segunda-feira (9) na mineradora Itaminas.

Vídeos de moradores que circulam nas redes sociais mostram o deslizamento de terra e falam em barragem, o que não foi confirmado pela Defesa Civil de Sarzedo, que fala apenas em deslizamento de terra. O órgão também informou que não há feridos até o momento.

Vídeo: Reprodução/Redes Sociais

Em nota divulgada em seu site oficial, a Itaminas afirmou que “as informações circuladas sobre um possível rompimento de barragem não são verdadeiros”. O comunicado afirma que o ocorrido foi um “escorregamento de aterro de obra civil, não havendo vítima ou dano ambiental nem tampouco relação com as barragens, que mantém os níveis de segurança dentro dos padrões exigidos”.

A nota encerra afirmando que “todas as medidas corretivas estão sendo tomadas”.

O Corpo de Bombeiros informou ter mandado uma viatura para vistoriar o local. Os integrantes da corporação disseram que houve “rompimento de talude”, que é uma estrutura inclinada que serve para dar estabilidade a um terreno e é presente, por exemplo, em minas e barragens. 

Em informação concedida ao site “G1”, a Defesa Civil declarou que um caminhão, uma retroescavadeira e um carro foram soterrados. Mas não havia ninguém nos veículos. O órgão também declarou que não há risco de um novo deslizamento acontecer.

Vídeo: Reprodução/Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.