Desfile cívico reúne milhares de pessoas em Niterói

Augusto Aguiar –

A sexta-feira (07), em Niterói, foi dia de celebrar a civilidade e prestigiar as instituições que garantem nossa soberania. A Avenida Ernani do Amaral Peixoto, no Centro, recebeu cerca de 10 mil pessoas que prestigiaram o desfile cívico-militar enaltecendo os 196 anos de Independência do Brasil. O destaque ficou por conta da presença de pessoas de todas as idades, em especial a presença de muitas crianças, que assistiram aos desfiles de militares das Forças Armadas, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, e civis da Guarda Municipal, e alunos das escolas públicas.

Com a presença do prefeito Rodrigo Neves, e o general de Brigada, Antônio Ribeiro da Rocha Neto – comandante da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército e comandante da Guarnição Militar de Niterói – representando as mais altas autoridades civis e militares presentes ao palanque, o público pode assistir ao desfile do total de 685 participantes dos seguintes grupamentos: Marinha – 32; Exército, incluindo cadetes da Aman – 438; Corpo de Bombeiros – 35; Guarda Municipal – 140; e Guarda Mirim Municipal – 40 crianças. Encerraram o desfile cívico-militar, antes da passagem dos alunos das escolas públicas, representantes da Savra – Sociedade Amigos Veteranos Regimento Araribóia, que passaram em viaturas antigas, utilizadas na II Guerra Mundial, além de representantes com viaturas e blindados da Bateria de Comando da AD/1, 21º Grupo de Artilharia de Campanha, 12º BPM (Niterói), Corpo de Bombeiros, e Guarda Municipal, totalizando 45 veículos.

“Achei o desfile cívico um dos mais bem organizados e bonitos dos últimos 20 anos. Fiquei muito feliz com isso, com a disposição, a força e a organização das diversas instituições. Niterói mais uma vez se destacando e o 7 de setembro tem que ser lembrado e intensificado. Não é só em época de Copa do Mundo. O Pavilhão Nacional e essas datas precisam ser lembradas”, enalteceu o prefeito Rodrigo Neves.

O presidente da Câmara Municipal de Niterói, vereador Paulo Bagueira, candidato a deputado estadual, não esteve no palanque de autoridades, devido a determinação do legislação eleitoral. Ele foi representado pelo 1º secretário da Câmara de Vereadores, Emanuel Rocha. “Foi muito bom ver a participação da Guarda Municipal, que conseguiu se equipar, dobrou seu efetivo (com 584 homens). Também investimos na Tropa Mirim, que oferece atividades, como aulas de jiu-jitsu. Isso é muito importante como formação e civismo”, declarou o secretário de Ordem Pública de Niterói, coronel Gilson Chagas.

Quem também marcou presença para assistir aos desfiles de 7 de setembro em Niterói, foi o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Niterói (CCSN), Leandro Santiago, que levou seu filho. “É o civismo. Acho importante prestigiar e trazer os filhos. É uma aula de civismo, para eles conhecerem a importância dessas instituições para a sociedade. Temos que mostrar aos mais novos a importância do Estado e da cidadania, e que existe forças maiores. Muita gente acha que o Estado é inimigo. O povo precisa saber que o Estado somos nós”, afirmou, ao lado do filho.

Desfilaram as seguintes escolas de Niterói: E.M. Tiradentes; E.M. Alberto Francisco Torres; E.M. Ayrton Senna; E.M. Adelino Magalhães; E.M. Jacinta Medela; E.M. Anísio Teixeira; E.M. Altivo César. Desfilarão ainda alunos do Centro Educacional ADS, Projeto Gugu, Colégio Estadual Pinto Lima, Colégio Estadual Nilo Peçanha, Instituto Estadual de Educação Professor Ismael Coutinho, Colégio Estadual Henrique Lage, Colégio Salesiano Santa Rosa, Colégio Plínio Leite, Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae), Rotary Club de Icaraí, Cultura Racional, a Banda Santa Cecília, os escoteiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *